Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


FÓRUM “VIVER PINHAL DO GENERAL”

ADIADO PARA DATA A DEFINIR


Caros vizinhos, no seguimento da carta enviada para a Associação e Comissão da AUGI do Pinhal do General, resultado da intenção manifestada pela População na Marcha de dia 07 de Novembro de 2009 para reserva das instalações da Associação, a data indicada na mesma, por erro de escrita, agendava para dia 22 de Novembro de 2010, ao invés de 22 Novembro de 2009.

Usufruindo do referido erro de escrita, a Comissão de Administração Conjunta da AUGI FF71 recusou o pedido devido ao horizonte temporal (1 ano), o que se enquadra no seu direito. É por demais evidente que, ninguém teria a pretensão de agendar uma reunião, cujo objectivo era fazer um Balanço da Marcha Cívica realizada a 07 de Novembro de 2009, para dia 22 de Novembro de 2010!

Nesse sentido, assim que fiquei ao corrente do assunto, e no sentido de desbloquear de imediato a situação, contactei telefonicamente a Associação, não tendo sido possível a sua resolução, embora as instalações não estejam oficialmente reservadas nesta data.

Em virtude de não estarem reunidas as condições legais e logísticas para a realização do Fórum, e na senda das nossas práticas de exigência do cumprimento dos nossos direitos, vamos reagendar a iniciativa para nova data ainda a definir.

Lamento o transtorno e agradeço que passem a palavra.

Um Bem-haja!

António Cardoso




terça-feira, 17 de novembro de 2009

Esclarecimento ao post abaixo

Bom dia a Todos,


Recebi ontem à noite um comentário que gostaria de aqui publicar, no entanto não o posso fazer dado que faz uma série de acusações a terceiros e que a terceiros diz respeito. Vou tentar dar alguns esclarecimentos ao que a mim diz respeito.


Antes de mais, lamento se algures no que disse ou escrevi alguém tenha sentido que estava a pôr em causa o seu bom nome. Nunca foi esse objectivo, desafio quem quiser a dizer-me onde falei de pessoas ou injurias. Dou o meu contributo de forma empreendedora, respeitadora, neutra do ponto de vista politico, religioso, o meu objectivo é simplesmente exigir o cumprimento da LEI por parte dos orgaos sociais da AUGI e Associação.


Á 2 semanas atrás (salvo erro) recebi na missa da Quinta do Conde (da qual a paróquia do Pinhal do General faz parte e onde por uma questão de logistica familiar participo) o calendário da visita do Sr. Bispo à nossa paroquia, visita que Muito me lisonjeia. Bem sei que a Igreja está nas novas instalações desde o Verão pois eu vivo perto das antigas, mas sei igualmente que o apoio da Associação só passou a acontecer após ter realizado várias apelos a chamar a atenção de que a LEI e os Estatutos têm de ser cumpridos e após termos iniciado a recolha de assinaturas. Recordo-me bem de numa noite da festa anual ter ouvido muitas criticas à ausência de apoios da Associação à mesma. Já afirmei várias vezes que em vez das instalações estarem ali a degradar-se dia-após-dia poderiam ser utilizadas para fins sociais ao serviço de Todos.

A minha indignação não está em relação às obras mas sim relacionada com o facto da AUGI ter escrito à 2 semanas que não tinha condições financeiras para realizar obras, não tinha dinheiro, e subitamente temos aqui um conjunto de maquinaria. Eu digo ainda bem! Aliás até dei os Parabens a Todos por termos conseguido este feito, agora gostava que nos explicassem como tal foi conseguido pois não me parece que o aumento da contestação seja sinonimo de aumento de confiança nestes orgãos e pagamentos, bem como nos esclarecessem qual o critério para a seriação dos trabalhos e a qualidade dos mesmos.

Aguardo que no Domingo, dia 22 de Novembro, os orgaos da Associação abram as portas da nossa Associação para que Todos de forma serena, tal como o fizemos na Marcha, possamos analisar as questões que nos preocupam e desta forma conseguirmos melhorar as condições de vida da população do Pinhal do General, logicamente que conto também com a participação dos orgaos da AUGI e Associação a quem remeti por escrito uma carta com este pedido.


Penso ter sido esclarecedor, no entanto digo ao anónimo que me escreveu, pese embora no fim tenha assinado, que estou à sua disposição para falarmos pessoalmente e esclarecer qualquer duvida que ainda possa existir.


Um Bem-haja a Todos!



António Cardoso

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

[uma pitada de humor neste sério problema]

ATENÇÃO A TODOS!
O PINHAL DO GENERAL
ESTÁ ENCERRADO PARA OBRAS!



Notícia de última hora da TV Pinhal.
Após longas e penosas horas de negociações, o comité de obras cá do sítio comunica:

"Lamentamos os transtornos que possa causar esta súbita necessidade de fazer obra mas precisamos e seremos muito, muito breves! Trabalhamos mesmo ao sábado dada a urgência das intervenções, pouco interessa os custos acrescidos. Temos na nossa equipa alguns dos maiores criativos de obras de arte!"

PINHAL DO GENERAL O NOVO DUBAI
Veja com os seus próprios olhos...acredita...


.....do SONHO!


[agora descendo à realidade]

Antes de mais, PARABÉNS A TODA A POPULAÇÃO DO PINHAL DO GENERAL!

Estamos de Parabéns pois a voz dada ao nosso descontentamento já está a dar resultados. Satisfaz-me muito ver a súbita azáfama em fazer obra que invadiu o Pinhal do General desde 6ª feira (13 NOV).

Satisfaz-me ter contribuído positivamente para este acordar dos órgãos da AUGI e Associação. Deposito confiança de que estes responderão, tal como estão agora fazer ao realizar obra, positivamente ao meu pedido e disponibilizarão as instalações da Associação para ai REUNIRMOS NO DIA 22 NOV.

Tudo estaria perfeito não fosse o comunicado da AUGI à 2 semanas ter informado Toda a População, mensagem renovada por estes na reportagem do Jornal Noticias do Seixal de 09 Novembro, de que “os pagamentos dos comproprietários têm sido escassos e assim mesmo têm servido para amortizar a divida contraída com os empreiteiros...isto devido à crise do mercado imobiliário…as pessoas têm vindo a cortar nos pagamentos”, logo não há condições para fazer obras. E agora em duas semanas houve retoma desta nossa fragilizada economia? Já há dinheiro? Todos os Estados deste Mundo devem por os olhos no Pinhal do General pois aqui mora um forte candidato a Nobel da Economia, ou talvez não seja nada disto, talvez seja um engodo, um engano de percurso! Ou será que o comunicado continha inverdades?

Preocupa-me que sem qualquer informação prévia, planeamento, seriação das necessidades, este despertar tenha unicamente como objectivo facturar, esgotar as contribuições dos proprietários que há uma semana atrás deram voz ao seu descontentamento pela falta de transparência, ausência de contas, assembleias, trabalho, enfim....a ordem é "Vamos gastar o dinheiro que ainda temos em caixa para criar mais dificuldades a quem possa vir a seguir!". Extraordinária a logística que subitamente surgiu e que dado o seu carácter urgente obrigou a trabalhos no Sábado, certamente com custos acrescidos. Como católico, louvo o trabalho realizado no espaço envolvente à Igreja, que segundo informação do responsável da obra, será suportado na totalidade por um habitante do Pinhal do General (é de louvar). Esta excepcional sincronização com os trabalhos da AUGI levantaram duvidas na População que a certa altura ficou com a ideia de que seria um “piscar de olho” da AUGI à Igreja. Infelizmente, esta prática seria contrária ao relacionamento dos últimos anos em que a Associação e AUGI sempre estiveram de costas voltadas para a Igreja e a sua obra.

DOMINGO, DIA 22 DE NOVEMBRO PELAS 16H, NA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO PINHAL DO GENERAL, VENHA PARTICIPAR NO FORUM DO PROJECTO “VIVER PINHAL DO GENERAL”.
Nota: saiu hoje a edição semanal do Jornal Notícias do Seixal, convido-os a lerem.

Um Bem-haja a Todos!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

UMA IMAGEM VALE MAIS

DO QUE MIL PALAVRAS!





A População do Pinhal do General aderiu de forma

maciça à Marcha "Viver Pinhal do General”

Foram centenas de populares que aderiram ao chamamento e percorreram as ruas da Freguesia de forma cívica, em caravana automóvel, dando voz ao descontentamento da actuação dos órgãos sociais da Associação e Comissão da AUGI do Pinhal do General. Numa concentração sem precedentes, a População alertou para os problemas com que se depara no dia a dia e que condicionam sobremaneira a sua Vida.

As Pessoas do Pinhal do General demonstraram uma vez mais a toda a Freguesia, e contrariamente à mensagem que alguns tentaram passar, de desordeiros e ilegais, que são Pessoas responsáveis, trabalhadoras e cumpridoras das suas obrigações e deveres.

Em nome da População do Pinhal do General enviei uma carta para o Presidente da Associação de Amigos do Pinhal do General e outra para o Presidente da Comissão AUGI FF71, cujo presidente é a mesma pessoa, e que se encontram em baixo desta mensagem.

De acordo com a entrevista publicada no Jornal Noticias do Seixal, 09 de Novembro 2009, os órgãos da Associação referem que até à data não foram marcadas as Assembleias por falta de interesse dos sócios! Esta justificação é bem representativa da vossa forma de estar destes órgãos, viola os Estatutos, claramente provocatória e falsa. Os órgãos da Associação não podem apoiar-se nos Estatutos somente quando lhes é favorável mas sim sempre! Logo a constatação de que existe um elevado número de sócios sem quotas em dia é perfeitamente normal.

Num súbito despertar, a Associação prepara-se para esgotar os recursos financeiros disponíveis. Os sócios (comproprietários) não aceitam que sejam realizadas obras de beneficiação na sede até à data da assembleia, salvo carácter urgente e após nossa auscultação, pois não há qualquer justificação para que de forma desenfreada sejam gastos os recursos dos sócios em trabalhos esquecidos ao longo dos anos.

Solicitei as instalações da Associação para no dia 22 de Novembro de 2009, pelas 16h, realizarmos um Fórum pelo “Viver Pinhal do General”, onde iremos fazer uma avaliação dos objectivos traçados na última iniciativa e fórum de ideias.


D + PELO PINHAL DO GENERAL!
PARTICIPE!


UM BEM-HAJA!

______________________________________________

Carta dirigida ao presidente da Associação:


Presidente da Associação de Amigos do Pinhal do General

Exmo. Presidente da Associação de Amigos do Pinhal do General, como previsto no passado dia 07 de Novembro a População do Pinhal do General aderiu de forma maciça à iniciativa “Marcha Pinhal do General”, nunca colocando a ordem pública e o respeito pelas pessoas que compõem os órgãos sociais da Associação em causa. Foram centenas de populares que aderiram ao chamamento e percorreram as ruas da Freguesia de forma cívica, em caravana automóvel, dando voz ao descontentamento da actuação dos órgãos sociais da Associação de Amigos do Pinhal do General. Numa concentração sem precedentes, a População alertou para os problemas com que se depara no dia a dia e que condicionam sobremaneira a sua Vida.

As pessoas do Pinhal do General demonstraram uma vez mais a toda a Freguesia, e contrariamente à mensagem que alguns tentaram passar, de desordeiros e ilegais, que são Pessoas responsáveis, trabalhadoras e cumpridoras das suas obrigações e deveres.

Os sócios exigem o cumprimento dos Estatutos e da LEI no tocante à marcação das Assembleias anuais para esclarecimentos à população, apresentação e aprovação de Contas e marcação das eleições que deveriam ter ocorrido trienalmente. Não depositamos confiança nestes órgãos sociais já que demonstraram total falta de coerência no seu exercício. De acordo com a entrevista publicada no Jornal Noticias do Seixal, 09 de Novembro 2009, referem que até à data não foram marcadas as Assembleias por falta de interesse dos sócios! Esta justificação é bem representativa da vossa forma de estar e que viola os Estatutos, é claramente provocatória e falsa. Os órgãos da Associação não podem apoiar-se nos Estatutos somente quando vos é favorável mas sim sempre, logo a constatação de que existe um elevado número de sócios sem quotas em dia é perfeitamente normal.

Os sócios (comproprietários) não aceitam que sejam realizadas obras de beneficiação na sede até à data da assembleia, salvo carácter urgente e após nossa auscultação, pois não há qualquer justificação para que de forma desenfreada sejam gastos os recursos dos sócios em trabalhos olvidados ao longo dos anos.
A População, reunida na Marcha, incumbiu-me, em consonância com os direitos que nos assiste como sócios, de requerer junto da Direcção da Associação:
o acesso às demonstrações financeiras, desde a tomada de posse da direcção em exercício;
relatório do concelho fiscal, desde a tomada de posse da direcção em exercício;
actas das Assembleias-gerais realizadas desde a tomada de posse da direcção em exercício; e
requerer as instalações da Associação para no dia 22 de Novembro de 2010, pelas 16h, ai realizarmos um Fórum pelo “Viver Pinhal do General”, onde iremos fazer uma avaliação dos objectivos traçados na última iniciativa, fórum de ideias.

Aguardamos a disponibilização do espaço e a indicação da data em que poderei aceder aos documentos supra.


Carta dirigida ao presidente da AUGI:


Presidente da Comissão da AUGI FF 71 do Pinhal do General

Exmo. Presidente da Comissão da AUGI FF 71 do Pinhal do General, como previsto no passado dia 07 de Novembro a População do Pinhal do General aderiu de forma maciça à iniciativa “Marcha Pinhal do General”, nunca colocando a ordem pública e o respeito pelas pessoas que compõem os órgãos sociais da Comissão em causa. Foram centenas de populares que aderiram ao chamamento e percorreram as ruas da Freguesia de forma cívica, em caravana automóvel, dando voz ao descontentamento da actuação dos órgãos sociais da Comissão da AUGI do Pinhal do General. Numa concentração sem precedentes, a População alertou para os problemas com que se depara no dia a dia e que condicionam sobremaneira a sua Vida, dos seus Familiares e Projectos Futuros.

As pessoas do Pinhal do General demonstraram uma vez mais a toda a Freguesia, e contrariamente à mensagem que alguns tentaram passar, de desordeiros e ilegais, que são Pessoas responsáveis, trabalhadoras e cumpridoras das suas obrigações e deveres.

Os comproprietários exigem o cumprimento da LEI mais concretamente a marcação das Assembleias anuais para esclarecimentos à população, apresentação e aprovação de Contas e reeleição da Comissão de Fiscalização, cujo mandato é anual, actualmente sem direito de exercício. Não depositamos confiança nestes órgãos sociais bem como não consideramos suficientes os motivos alavancados para que a Assembleia-geral se realize somente em Junho 2010. Ao argumento da dimensão da logística e falta de recursos contrapomos que não é justificação dado que o que está em causa é a LEI e que se necessário utilizem os recursos monetários disponíveis na Associação que prevê nos seus Estatutos, anteriores à criação da AUGI, cfr b) e c) do art. 3º a representação e defesa dos interesses dos comproprietários no processo de legalização dos seus lotes.

Os comproprietários (sócios) não aceitam que sejam realizadas obras de beneficiação na sede até à data da assembleia, salvo carácter urgente e após nossa auscultação, pois não há qualquer justificação para que de forma desenfreada sejam gastos os recursos dos sócios em trabalhos olvidados ao longo dos anos.
A População, reunida na Marcha, incumbiu-me, em consonância com os direitos que nos assiste como comproprietários, de requerer junto da Direcção da Comissão da AUGI:
a marcação da Assembleia-geral o mais brevemente possível, no limite no inicio do próximo ano civil;
o acesso às demonstrações financeiras, desde a tomada de posse da direcção em exercício;
relatório da comissão de fiscalização, desde a tomada de posse da direcção em exercício;
actas das Assembleias-gerais realizadas desde a tomada de posse da direcção em exercício;
certificação legal das contas anuais pelo ROC, e
requerer as instalações da sede para no dia 22 de Novembro de 2010, pelas 16h, ai realizarmos um Fórum pelo “Viver Pinhal do General”, onde iremos fazer uma avaliação dos objectivos traçados na ultima iniciativa e fórum de ideias.

Aguardamos a disponibilização do espaço e a indicação da data em que poderei aceder aos documentos supra.

Pinhal do General, 10 de Novembro de 2009.

Cumprimentos,

domingo, 8 de novembro de 2009

NINGUÉM PÁRA(OU) A MARCHA
CÍVICA DO PINHAL DO GENERAL!
CENTENAS DE PESSOAS DO PINHAL DO GENERAL SAIRAM À RUA NA DEFESA DOS SEUS DIREITOS!

Desde já, em meu nome pessoal e eu nome de Toda a População do Pinhal do General, QUERO AGRADECER A PRESENÇA, A CONFIANÇA, O EMPENHO E O CIVISMO DEMONSTRADO POR TODOS AO LONGO DO PERCURSO REALIZADO PELO PINHAL DO GENERAL E FERNÃO FERRO!

As Pessoas do Pinhal do General demonstraram ontem uma vez mais a toda a Freguesia, e contrariamente à mensagem que alguns tentaram passar de nós de desordeiros, ilegais, bananas, que somos Pessoas tão Responsáveis, Trabalhadoras, Cumpridoras das suas Obrigações e Deveres quanto o são a generalidade das Pessoas deste País e Concelho! O Pinhal do General não precisa de Generais mais sim da União da População na busca das melhores soluções. Desde o inicio que estou convicto de que com criatividade, inteligência e dinamismo surgirão boas soluções para o desenvolvimento com Qualidade da Nossa Terra, do Nosso Projecto "Viver Pinhal do General".

As Pessoas do Pinhal do General:

Alfredo, Frederico, Nuno, Sofia, Américo, Luísa, António, Fernanda , João , Inês, Carlos, Jorge, Maria, Manuela, Carla, Pedro, José, Alberto, Batista, Susana, Leonor, Cristina, Dário, Dina, Miguel, Fátima, Cristiano, Rita, Tiago, Filipe, Amorim, Ricardo, Hugo, Sílvia, Simão, Marco, Paula, Raquel, Alberto, Marina, Ester, Manuel, Olga, Daniel, André, Joana, Catarina, Rui, Rocha, Alexandre, Gil, Patrícia, Pereira, Duarte, Andreia, Saul, Fernando, Augusto, Helder, Adelaide, Renata, Bruno, Rosa , Paulo, Ana, Lúcio, Diana, Margarida, Isabel, Veloso, Sérgio,…..

AGRADECEM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA MELHORIA DO PINHAL DO GENERAL!!


Agradecemos também a presença da Autoridade, mais concretamente à Guarda Nacional Republicana de Fernão Ferro e a Todos os seus Agentes, que coordenados pelo Sr. Agente Branquinho, em consonância com os objectivos traçados, permitiu e constatou o respeito da LEI por Todos os Marchantes.

A Todos que por motivo da nossa Marcha possam ontem tido algum transtorno nas suas deslocações aceitem desde já o nosso lamento.

A Todas as Associações da Freguesia, cibernautas e anónimos que nos apoiaram o Nosso Agradecimento.

Quero Agradecer a presença do Semanário Independente Jornal Notícias do Seixal, Srª Jornalista Natália Fonseca, por ter respondido ao repto lançado a toda a comunicação social e que de forma livre realizou o seu trabalho.

INFELIZMENTE NÃO PODEMOS AGRADECER AOS ORGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO E AUGI POIS ONTEM, E MAIS UMA VEZ NUMA ATITUDE DE COSTAS VOLTADAS PARA A POPULAÇÃO QUE DEVERIAM SERVIR, ENCERROU AS INSTALAÇÕES DA NOSSA ASSOCIAÇÃO AO PÚBLICO!

Esta Marcha foi apenas uma das iniciativas da Nossa Caminhada pela reposição da legalidade, principios e transparência na Associação e Comissão AUGI do Pinhal do General. Apelamos por isso que estes orgãos sociais respeitem a LEI, Estatutos e a vontade da Esmagadora População do Pinhal do General marcando as respectivas Assembleias o mais brevemente possível. Não aceitamos o agendamento da Assembleia da AUGI para JUNHO 2010 e da Associação para Fevereiro 2010.

Nos próximos dias iremos publicar um "album digital" da caravana que reuniu mais de uma centena de carros e centenas de populares.

A POPULAÇÃO AGENDOU UMA NOVA INICIATIVA PARA DIA 22 DE NOVEMBRO, DOMINGO, PELAS 16H, NA NOSSA ASSOCIAÇÃO.

PARTICIPE!
D + PELO PINHAL DO GENERAL !!