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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

06 de Fevereiro de 2010 - Assembleia da Associação de Amigos do Pinhal do General

Ponto único "Aprovação Relatório de Contas de 2003 a 2009"

Desculpem-me mas vou começar pelo Fim!

Felizmente, os Relatórios de Contas da Associação do período de 2003 a 2009 não foram aprovados. Em minha opinião, tal como manifestei na Assembleia, não foram reunidas as condições suficientes para a aprovação destas Demonstrações Financeiras, justificado pela ausência de documentos relevantes, dados e explicações dos movimentos das rubricas.

Não concordo virem agora (06 de Fevereiro de 2010) aprovar as contas da actividade iniciada a 01 de Janeiro de 2003 após tentativa de expulsão dos sócios com as quotas em atraso. Muitos certamente teriam as suas quotas em dia no final de 2003/4/5/6/7/8 tendo entrado em incumprimento após não terem sido realizadas as AG nos períodos definidos pelos Estatutos.

Não fizeram a análise dos resultados e das contas apresentadas pois bastava analisar a evolução (declínio) da conta das quotizações para se perceber a actividade da Associação, de 10.000€ em 2003 para 1.800€ em 2009!!!

Não foi detalhado o que existe na conta de Reservas (35K€) e na conta do Imobilizado.

De acordo com os Estatutos, o Conselho Fiscal é obrigado a emitir um parecer sobre o Relatório de Contas. Este documento não foi apresentado o que nos leva a concluir que o órgão de fiscalização não concorda com os Relatórios de Contas.

Outro ponto que gostaria de destacar é a falta de informação relativa aos saldos do ano de 2002. Este "pormenor" impede-nos de conhecer o ponto de partida e de fazer a análise comparativa com o ano de 2003, em suma não temos a garantia do que dá origem aos saldos finais apresentados para o ano 2003 e daí para a frente até 2009.



Crónica da Assembleia da Associação de Amigos do Pinhal do General


14h (hora prevista para o inicio dos trabalhos): Como sempre acontece há atrasos.
Lá fora ouvem-se as primeiras vozes de Sócios discordantes pois os órgãos sociais da AUGI, sem o consentimento e conhecimento dos Sócios da Associação e Comproprietários, cederam por 18 meses!!! parte das instalações da sede a uma outra Associação. Este capítulo em vésperas de eleições na Associação representa uma tentativa de pressão sobre os futuros órgãos sociais. Decidiu-se entregar um pedido de esclarecimento à mesa cujo teor assentava em aferir "Quem é o proprietário do Edifício?". Historiando, o Edifício Sede foi construído com o dinheiro dos Sócios/ Comproprietários muito antes da publicação da LEI das AUGI, em 1995, logo o registo do Imóvel na Câmara, Conservatória e Finanças estará forçosamente em nome da Associação, salvo se à revelia de Todos tenha existido passagem da posse do mesmo. Aliás cfr f) art. 6º dos Estatutos constituem meios financeiros da Associação "A sua sede social e as verbas resultantes da sua aplicação e exploração". Dado que o 1º outorgante do contrato de cedência, de acordo com o publicitado pelo actual presidente da Associação, é a AUGI fico com muitas reservas quanto à sua legalidade, mas isso são questões jurídicas....

15h: Inicio dos trabalhos e dá-se a primeira "trapalhada". O Presidente da Mesa da Assembleia desconhece as suas obrigações protocolares e para nosso espanto não faz referência ao pedido entregue à mesa acerca da propriedade do Edifício.

15h10: 2ª trapalhada da tarde. Durante mais de 45 minutos o presidente da Associação perdeu-se no tempo. Como se já não bastasse, em vez de justificar as contas e a actuação destes órgãos sociais no período de 01 de JAN de 2003 a 31 de DEZ 2009, dedicou grande parte das suas palavras ao ano de 1997!!! Porquê?! Talvez porque nessa altura bem ou mal ainda se passava qualquer coisa naquela casa. Pelo meio houve ainda tempo para dar um puxão de orelhas aos Sócios pelo incumprimento do artigo 12º, c), "Manter uma atitude cívica e cooperante para com os órgãos eleitos(...)", isto porque não trouxeram projectos para estes órgãos realizarem!! E os poucos que trouxeram eram impossíveis de realizar. Em 2009, a única iniciativa que se realizou na Associação foi a Festa de Aniversário da Freguesia cuja organização foi da exclusiva responsabilidade da própria Junta de Freguesia.


......


(intervenções dos Sócios)


As intervenções foram todas no mesmo sentido, isto é de censura à actuação dos actuais órgãos sociais pelos constantes incumprimentos da LEI e dos Estatutos da Associação.


......


(parte final das intervenções)


Subitamente ouviram-se vozes mais exaltadas oriundas do fundo da Associação que Alertavam haver pessoas já a Votar o Relatório de Contas mais do que uma vez!!! Um grupo de sócios dirigiu-se de imediato para a urna e constatou mais do mesmo, isto é "amadorismo" a mais. A conclusão foi de que havia a desconfiança de que várias pessoas votaram sem que lhes fosse exigido o cartão de sócio, sendo que alguns mais do que uma vez. Por exigência nossa, começaram a assinalar no livro de presenças os Sócios que votavam. Resumindo, assinalaram 55 Sócios, dos 135 ilegíveis para votar, sendo que na contagem dos votos havia à volta de 100 votos!!!! E mais curioso foi o resultado 46 a favor -46 contra, mais alguns em branco...


DIA 27 DE FEVEREIRO - REPETIÇÃO DA VOTAÇÃO DO RELATÓRIO DE CONTAS E ELEIÇÃO DE NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS


Participe!

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