Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Viver Pinhal do General

Carta aberta

Dar + pelo Pinhal do General!

O crescimento de uma comunidade com valores, saudável e sustentável subentende equilíbrio entre diversos pilares tais como o Social, Educação, Cultura, Desporto, Ambiente, Saúde e Economia. No Pinhal do General vive-se uma certa ausência de identidade, de valores que identifiquem as pessoas à sua Terra, há uma fraca dinâmica social, cultural e desportiva. Não há uma biblioteca, um espaço cultural, desportivo, e tudo isto quando a Associação de Amigos do Pinhal do General, por nós edificada, tem infra-estruturas suficientes para as albergar ou impulsionar.

Uma estrutura como esta Associação exige sinergias activas dos seus órgãos, de trabalhar em prol da população, em teia com todas as instituições institucionais e associativas do concelho. Instintivamente fazemos analogia da actual situação da Associação com o que sucede com os produtos, as marcas, e o seu denominado ciclo de vida (lançamento, crescimento, maturidade e declínio). É fundamental iniciar um novo ciclo em que unidos e de forma responsável, dinâmica, objectiva e transparente consigamos “Viver, Respirar Pinhal do General!”.

Todos reconhecemos que nesta localidade, em consequência do tipo (ausência) de loteamento, existem pontos menos fortes que só serão solucionados após conclusão com sucesso do processo de conversão em curso. Percorrendo as suas artérias facilmente identificamos lacunas em áreas tão sensíveis como:

.Equipamentos desportivos e lazer, existe uma Associação a funcionar a meio gás, não tem um parque infantil;

.Cultura, não possui uma biblioteca, não fomenta actividades culturais;

.Social, fraca dinâmica (responsabilidade de todos);

.Infra-estruturas, ausência de esgotos, estradas alcatroadas, passeios;

.Educação, ausência de escolas, ATLs;

.Económico, investimento privado e publico muito reduzido;

.Ambiental, descuido limpezas matas (responsabilidade de todos os proprietários);

.Saúde, não tem qualquer equipamento.

Anseio a realização de investimentos que reduzam as assimetrias da qualidade de vida das pessoas do concelho, podendo esses investimentos implicar parcerias com o concelho vizinho – Sesimbra, tal como está a ser feito para a rede de tratamento de esgotos.

Actualmente, o Pinhal do General é reconhecido como uma área cheia de potencialidades apresentando alguns pontos ténues tais como o facto de estar localizada no limite do concelho, possuir dificuldades estruturais de natureza económica e social. Por estas razões urge atribuir-lhe um estatuto de regime especial de investimentos geradores de modernização, diversificação e emprego.

Duvidas não existem que a Associação, criada com o esforço, dedicação e empenho dos AMIGOS do Pinhal General, só com um novo ciclo poderá ser capaz de gerar um clima de salutar relacionamento, motor de actividades que engrandeçam os reais interesses colectivos dos seus associados e população, em suma ser geradora de valor. Só deste modo conseguiremos combater o actual estado de sedentarismo e criar uma dinâmica saudável em que todos possamos participar e sem receios aprender, tal como um dia o dramaturgo Grego Sófocles disse:
“Temos de aprender fazendo as coisas. Ainda que pensemos, só teremos a verdadeira certeza depois de tentarmos”.

Por tudo isto não tenhamos receio e serenamente “Vamos todos Dar + (MAIS) pelo Pinhal do General!”


Um Abraço
António Cardoso

13 comentários:

  1. António,

    Excelente blog! Continua o bom trabalho!

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Caro António,

    Excelente entrada! Está excelente este artigo de abertura do Blog. Espero que as pessoas do Pinhal entendam o teu espírito e dinâmica e se unam em prol da terra!
    Boa sorte!

    Paulo Damásio

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Parabens pela iniciativa. onde é que posso assinar?

    abraço

    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  4. om dia a Todos.

    Lamento só agora responder mas infelizmente tenho andado a acompanhar um problema de saude de um familiar e lá não tenho tido acesso à internet.
    Neste momento são vários os cafés onde existem a folha para a recolha de assinaturas: café Central (a parte de cima do Pinhal ao pé de uma rotunda com a "marginal" de palmeiras), o supermercado do Carlos Pires e o café ao lado (ficam nos unicos predios do PG), o café Rodinhas, Pic-nic, entre outros. Outra opção é enviar-me mail com o seu contacto e eu contacto-os. Estamos a planear realizar uma sessão fora destes locais para a recolha final.

    Passem a palavra.
    Cumprimentos.
    António Cardoso

    ResponderEliminar
  5. Excelente iniciativa, espero ir ao café central assinar em breve, pois esses tipos da associação, até já tiveram a lata de responder á pergunta (Qual é a vantagem de continuar a pagar as cotas todos os anos? Sim, porque desde que comprei o meu lote no Pinhal do General em 1998, que pago as cotas todos os anos) com um cinico: "as cotas que voçê paga, nem dão prás despesas com a empregada, quanto mais! E se não está satisfeito, faça voçê uma lista e candidate-se, logo vê se isto é pêra doce!!!" Só por aí se vê a mentalidade dessas pessoas!
    Só uma critica, e espero que construtiva, eu moro nessa Alameda (Chamemos-lhe assim) a que voçê chamou de "marginal" que de marginal só tem a falta de iluminação pública durante a noite, de resto é das mais bonitas ruas do Pinhal do General, por isso digo que ficavam bem uns postes de iluminação ou candeeiros mais baixos que as palmeiras, que já foram objecto de promoção para o senhor presidente da junta de Fernão Ferro, tendo inclusivé saído um artigo no boletim da junta, onde se mostrava a transplantação de mais cinco palmeiras que acabaram todas por morrer, dando antes um ar de desolação, do que fazendo parte de uma paisagem agradável. Continue com o excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  6. Muito Boa Noite,
    Obrigado pela sugestão pois também concordo que é uma Alameda e das mais bonita do Pinhal do General.
    Com o objectivo de alertar de forma construtiva para a situação do Pinhal do General apelo a todos que amanhã, dia 17 de Setembro 2009 pelas 21h no mercado de Fernão Ferro, marquem presença na última Assembleia da Junta de Freguesia antes das eleições. Quero reforçar a ideia de que não é meu objectivo colocar politica no Projecto "Viver Pinhal do General", no entanto temos o direito e a obrigação de nos fazermos ouvir neste orgão público. Uma das principais criticas que nos fazem (população do Pinhal do General) tem haver com o fraco envolvimento da população servindo de argumento a alguns para enfraquecer a nossa determinação.
    Um Abraço e até amanhã.
    António Cardoso

    ResponderEliminar
  7. É COM SATISFAÇÃO SABER QUE HAJA ALGUEM ESTEJA INTERESSADO EM DEFENDER OS INTERESSES DO PINHAL DO GENERAL, POIS ISTO TÊM SIDO DURANTE ALGUNS TEMPOS UM BOCADO DE TERRA QUE MAIS PARECE QUE NÃO É DE NINGEM.
    PAROU COMPLETAMENTE NO TEMPO , SOU UM DOS MORADORES DO PINHAL DO GENERAL E PODEM CONTAR COMIGO PARA CONSTRUIR UMA TERRA MELHOR.

    ResponderEliminar
  8. O que me parece é que o sr antónio cardoso está rodiado de uns oportunistas e vira casacas, que já correram todos os partidos e agora deram-lhe gurita na cdu, mas este partido está no poder no concelho à mais de 30 anos e ainda não resolveu os problemas das augis, nem fez nada pelo pinhal do general. Tenha cuidado com quem se anda a envolver.Roque

    ResponderEliminar
  9. Muito Boa Tarde,

    Agradeço os comentários que me enviaram ontem e que só tive oportunidade de ler. Em baixo, dou a minha opinião.

    Obrigado pelo alerta.

    Independentemente dos estilos das pessoas e partidos a que pertencem ou pertenceram, a verdade é que infelizmente são poucas as pessoas que despendem parte do seu tempo livre e prol de questões sociais, tal como esta no Pinhal do General. À algum tempo atrás escrevi que “para realizar não basta apenas querer, é necessário fazer!”, ora só com a participação despreocupada de muitos se conseguirá criar uma equipa forte para a defesa dos nossos direitos. Apelo à sua participação!

    Também partilho da sua opinião quando diz que os órgãos municipais também terão a sua responsailidade. Várias vezes tenho-os ouvido dizer que não se podem imiscuir nos problemas das Associação e AUGI, mas acredito que com inteligência e dinamismo podem arranjar soluções que permitam fazer algo mais pelas suas Pessoas!

    Esta semana o jornal Destak e o Nova Morada já fazem eco de alguns dos nossos Alertas.

    Com persistência e bons principios lá chegaremos..

    Um Bem-haja a Todos!

    Vamos todos Participar.

    ResponderEliminar
  10. BOA NOITE AMIGO ...VAMOS COMPARECER ..NO DIA 06 DE FEVEREIRO PROXIMO E DESMONSTRAR A DETERMINADA VONTADE DE MUDANÇA EFECTICA QUE SE PRETENDE EMPREENDER ..PARA O FUTURO COM UMA LISTA FORTE E RENOVADORA DAS VERDADEIRAS VONTADES DA POPULAÇAO DO PINHAL DO GENERAL E ..FAZER NO PRESENTE EM PROL DO FUTURO DE TODOS ...
    PAULO ALEXANDRE V. HENRIQUES ..

    ResponderEliminar
  11. Caros visinhos sabem porque não há prestação de contas?

    A resposta é muito simples, porque nenhum Revisor Oficial de Contas no seu perfeito juízo e idóneo, jamais hipoteca a sua credibilidade; profissão e se Responsabiliza legalmente pela aprovação das contas.

    Ao abrigo da Lei estes profissionais são solidariamente responsáveis por eventuais irregularidades detectadas e não comunicadas quer às finanças quer ao Ministério Publico se se tratar de crime publico ou semi publico.

    Acham que alguem se atreveria a dar um parecer favorável Às contas, com tantas irregularidades que porventura possam existir ?

    pORQUE AFIRMO QUE EXISTEM POR VENTURA IRREGULARIDADES, PORQUE SE NÃO EXISTISSEM NÃO HAVIA NECESSIDADE DE TRABALHAR ÀS "ESCURAS ".

    um abraço.

    ResponderEliminar
  12. ESPERO QUE ESSES SENHORES NÃO ANDEM HÁ PROCURA DE ALGUM TACHO, POIS ELE ESTARÁ TÃO RAPADO QUE NÃO VAI DAR PARA NADA.

    ResponderEliminar