Páginas

domingo, 31 de outubro de 2010

Verão de São Martinho....


Narra a história que...

"Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.

De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.

Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!

Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho"


Dia 07 de Novembro faz 1 Ano que a População saiu à RUA NA MARCHA CIVICA...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PRÉ-LANÇAMENTO DA

ASSOCIAÇÃO VIVER PINHAL DO GENERAL

Sábado, 23 Outubro, 14h30

Rotunda do Jardim das Palmeiras (Café Central)


(clicar na imagem)
ACEITE O CONVITE, PARTICIPE!
D+ Pelo Pinhal do General!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

FANTÁSTICA NOITE DE FADOS
NO PINHAL DO GENERAL …

97 Pessoas Presentes….

11 Músicos….

1 Poetisa…

1 Fadista Humorista (António Farinha)…

4 Horas de Fados

Lançamento do Livro de Poesia “Lágrimas do Meu Viver” (Maria Amália)…

1 Bom Repasto…

E mais importante, MUITO BOA DISPOSIÇÃO E CONVÍVIO!

Em suma, Satisfaz-nos dizer “OBJECTIVO CUMPRIDO!”

Em jeito de balanço, ao longo do último ano temos realizado um conjunto alargado de iniciativas pois:

  • Queremos contribuir para transformar o Pinhal do General numa localidade mais agradável para Viver e Visitar, com características que a diferenciem de forma positiva das restantes;

  • Queremos contribuir para que o Pinhal do General seja reconhecido por boas práticas, por dinâmicas capazes de elevar a morar e os costumes de quem aqui vive, aproveitando com inteligência, dinamismo e capacidade de mobilização as potencialidades da nossa Terra;

  • Queremos (estamos) contribuir para a génese de um novo Pinhal do General que converja, tal como os “homens do marketing” gostam de definir, para uma Boa Marca, um Bom Produto. Há que torna-la desejável, apetecível, com carisma, com personalidade. Quando por exemplo pensamos em comprar uma Coca-Cola, mesmo não a tendo ali à nossa frente, conseguimos perfeitamente sentir o seu paladar, o seu gás, imagina-la num copo cheio, com duas pedras de gelo e uma rodela de limão. Isto só acontece porque a sua Marca e Produto são de Qualidade. As localidades, embora muitos não se apercebam, também têm estas características. Se questionássemos as pessoas onde mais gostariam de viver a probabilidade de responderem localidades como Estoril, Cascais, Azeitão, etc, seria seguramente mais elevada do que Casal de Cambra, Casal Ventoso (já extinto), Galinheiras, entre outros.

A ideia de realizar a “Noite de Fados” surgiu associada ao objectivo de transportar para a localidade o que de bom existe na “alma do Fado”, a sua dinâmica e personalidade. Se há acto cultural que tem alma, força, textura, cheiro, cor e poesia é o Fado.

Em paralelo, pela primeira vez na história da localidade, em exclusivo, foi aqui lançado um livro de poesia da Fadista e Poetisa Maria Amália, “Lágrimas do Meu Viver”. Fado e a Poesia de mãos dadas….

E Agora? Agora Uma Vez Mais Vamos Evoluir…

….está a nascer mais um “bebé” na localidade, a ASSOCIAÇÃO VIVER PINHAL DO GENERAL, com a missão de desenvolver iniciativas Culturais, Sociais, Desportivas e Urbanísticas. A partir de agora damos corpo ao Projecto “Viver Pinhal do General”, lançado à vários meses, e que sempre defendeu que o Sucesso só é possível se cada um de nós estiver disponível para “D + Pelo Pinhal do General”.

Porque não basta Querer é necessário saber Fazer, decidimos não criar a Associação da forma tradicional, isto é um grupo de pessoas juntar-se, definir estatutos, órgãos sociais e só depois convidar a população a ser sócia.

NÓS NÃO! Também nesta área queremos INOVAR e com isso aproximar mais as Pessoas aos Nossos Projectos, pois SEM ELAS NADA FAZ SENTIDO.

A nossa Estratégia passa por convidar a População para no próximo sábado, dia 23 de Outubro, pelas 15h30, reunir-se nas instalações da Associação na rotunda ao pé do Café Central e Jardim das Palmeiras, e juntos discutirmos o Projecto. Desta forma, as pessoas sentem-se mais envolvidas, mais ligadas ao seu nascimento. Todos terão a oportunidade de connosco Abraçarem este Projecto desde o seu primeiro dia e ficarem na sua história como fundadores…

Participe, traga sentido crítico, boa disposição, alegria, vontade em conviver.

Uma nota final da conclusão de um estudo recente realizado em Inglaterra e que comprovou que 1€ investido na cultura tem como retorno 2€, extraordinário investimento e oportunidade para Abraçar na Nossa Associação Viver Pinhal do General!

Agradecimentos: 
Restaurante Pic-Nic, Musicos, JFFF, proprietários dos estabelecimentos Café Central, Rodinhas, Sr. Luís, Arranhão, Pôr-do-Sol, Mercearia 2000, Cantinho da avenida, César (construção e obras), Ponto Fresco (Quinta do Conde) e à população que nos tem apoiado.

D+ Pelo Pinhal do General!
*hoje ou amanhã disponibilizaremos fotos da Noite de Fados

quarta-feira, 6 de outubro de 2010


ÚLTIMA HORA
 1ª GRANDE NOITE DE FADOS

A “1ª Grande Noite de Fados” traz a união do Fado com a Poesia. A Fadista e Poetisa Maria Amália irá presentear-nos com a sua actuação e apresentação do seu livro de poesia “Lágrimas do MEU VIVER”.

Momentos a não perder, reserve o seu lugar na história…

SILÊNCIO NO PINHAL...
16. OUTUBRO, 20H - PARTICIPE!

(clicar para aumentar)

NASCEU E AGORA CRESCE...
GRUPO II DAS CAMINHADAS
A PARTIR DE 17 DE OUTUBRO
 (clicar para aumentar)

PARTICIPE!
D + PELO PINHAL DO GENERAL!


domingo, 3 de outubro de 2010

LIXO, ESGOTOS A CÉU ABERTO, FALTA DE LIMPEZA, FALTA DE SINALIZAÇÃO...

QUASE APETECE DIZER "PALAVRAS PARA QUÊ?"
 
Ao fundo, uma ave "mata" a sua sede



 LIXO E FALTA DE RESPONSABILIDADE CIVICA

Gosta de Viver assim? Cabe a Todos Alertar as entidades com responsabilidades...

Temos vindo a constatar situações no Pinhal do General que demonstram falta de limpeza e colocam em risco a saúde de quem aqui mora e de quem aqui passa. A quantidade de lixo “espalhada” em redor dos contentores, monos e entulho depositados pelo chão e no meio do pinhal são exemplos. Assiste-se ainda à reciclagem (lixo reciclável) que não é colocado dentro dos ecopontos respectivos mas sim, simplesmente ao pé dos mesmos, o que para além de dar mau aspecto ao nosso Pinhal do General acaba muitas vezes por ser espalhado pela rua tanto pelos cães como pelo vento.

É igualmente importante referir a importância dos donos de cães apanharem os dejectos dos mesmos quando os passeiam contribuindo para a limpeza e saúde do nosso Pinhal.

É lamentável e terceiro mundista a situação a que se assiste numa das principais avenidas da nossa localidade, em que podemos observar os esgotos a correr a céu aberto, dia e noite, devido a ligações clandestinas.

Todas estas situações, para além de revelarem falta de limpeza e serem desagradáveis a quem vê, são bastante preocupantes a níveis de saúde pública. Como tal aqui ficam alguns conselhos que pode seguir:

· Deposite o lixo nos contentores sempre em sacos devidamente fechados e feche sempre a tampa dos contentores após o depósito do lixo;

· Coloque o lixo sempre dentro do contentor e nunca em redor do mesmo;

· Resíduos de grandes dimensões ou monos domésticos, contacte a linha “Seixal Limpo” pelo número de telefone 210 976 011 que fará marcação da recolha na sua porta;

· Coloque o lixo para reciclagem sempre dentro dos ecopontos respectivos e nunca ao lado dos mesmos;

· Apanhe os dejectos do seu cão quando o passear;

· Ainda não foi executada a ligação ao esgoto e portanto não o faça clandestinamente, pela saúde de todos!

LIMPEZA DAS BERMAS E PASSEIOS
-  SEGURANÇA DO PEÕES  -

ANDAR NOS PASSEIOS UM DESAFIO...

A prevenção rodoviária Portuguesa, nos seus planos de prevenção, educa os peões, nome que se dá à pessoa quando anda a pé na via pública, no cumprimento de algumas regras fundamentais para andar a pé em segurança. Sucintamente:

  • CIRCULAR COM SEGURANÇA: circule sempre nos passeios colocando-se do lado direito; caso não haja passeio, circule pelo lado esquerdo, de frente para os veículos e o mais longe possível da faixa de rodagem; em grupo, em passeios estreitos, bermas ou estradas sem berma ou passeio, caminhe em fila indiana;

  • ATRAVESSAR A ESTRADA: atravesse sempre a rua num local seguro (passadeira, na passagem para peões junto a semáforos, passagens protegidas superiores ou inferiores); quando não houver estes locais, escolha um local onde possa ver ao longe os veículos e onde seja bem visível; depois de escolhido o local mais seguro para atravessar, pare antes do lancil ou borda do passeio, oiça e veja o trânsito que circula; olhe à esquerda, à direita e novamente à esquerda para observar quais os sentidos do transito; não corra pois pode tropeçar e cair; atravesse a direito e nunca na diagonal pois assim permanece menos tempo na faixa de rodagem;

  • SER VISTO: durante o dia use sempre roupas de cores claras ou florescentes; durante a noite, use material reflector pois é mais visível sob as luzes dos veículos; em caminhadas, só ou em grupo, use coletes reflectores para ser visto pelos automobilistas.
Mais informações, consulte a página internet da Prevenção Rodoviária Portuguesa: http://www.prp.pt/inicio.asp

Relembramos que antes de sermos automobilistas todos somos peões, por isso todo o trabalho desenvolvido nesta matéria trará benefícios para toda a Comunidade e será sempre insuficiente.
LIMPEZA DOS PASSEIOS


Ao longo do mês de Setembro, um dos Alertas que recebemos em maior número foi a falta de limpeza dos passeios existentes. No Boletim Municipal do Seixal, edição nº533, 03 de Setembro 2010, página 7, área reservada à nossa Freguesia, é anunciado um programa de limpeza de arruamentos e publicitada a manutenção dos espaços verdes, curiosamente surge uma fotografia do nosso Jardim das Palmeiras! No Boletim surge a informação de que o plano de limpeza está a decorrer a bom ritmo, no entanto longe de ser concluído, um bom exemplo é o Pinhal do General. Este plano nunca estará completamente fechado pois exige-se uma manutenção continua dos espaços públicos. Aqui é urgente um trabalho de limpeza, nem que numa primeira fase apenas as principais artérias onde circular nos passeios chega a ser uma autêntica gincana entre passeio, mato e estrada, constituindo um risco para Todos os Nós—peões.

A nossa sugestão passa por fazer chegar à AUGI, Junta de Freguesia de Fernão Ferro e Camara Municipal do Seixal, todas as reclamações / recomendações.


O PAPEL DA AUGI

Esta é mais uma das gritantes carências da nossa localidade e sobre a qual não conhecemos até hoje elaborado pela AUGI qualquer Plano de Segurança Rodoviário, Prevenção de Incêndios, Saúde, Segurança, entre outros. Este órgão é responsável pela concretização do nosso plano urbanistico, por isso não basta receber os pagamentos das infra-estruturas, tratar das cedências, definir zonas verdes, tem responsabilidade, em parceria com órgãos públicos da tutela, pela sua elaboração.


ESGOTOS A CORRER A CÉU ABERTO


A 09 de Novembro de 2009, a comissão de “administração” da AUGI, numa entrevista ao Jornal Noticias do Seixal, afirmava “o que está a correr a céu aberto é água, porque as pessoas ligaram os esgotos clandestinamente”. Como é possível o presidente de um processo urbanístico desta dimensão responder com tanta leviandade a uma situação destas? É Água??!! Se sim, porque não a engarrafa? O que ali se passa é uma verdadeira vergonha, indigno para um país que se diz, em algumas matérias, no pelotão da frente da Europa. É responsabilidade da AUGI e da Câmara fiscalizar a origem das descargas na rede e puni-las de acordo com a LEI. O que corre a céu aberto é um verdadeiro atentado para a Saúde Pública! Não é desta forma que se resolvem os problemas. Esta situação, e outras similares, foram (re)denunciadas no início de Setembro a várias entidades com responsabilidade acrescidas neste tema, aguardamos que sejam céleres na intervenção. Convidamos Todos os que querem um Pinhal do General MAIS DIGNO para viver a reclamarem junto das entidades competentes.

D + PELO PINHAL DO GENERAL!

[Textos gentilmente cedidos pela "Gazeta do Pinhal"]