Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

FANTÁSTICA NOITE DE FADOS
NO PINHAL DO GENERAL …

97 Pessoas Presentes….

11 Músicos….

1 Poetisa…

1 Fadista Humorista (António Farinha)…

4 Horas de Fados

Lançamento do Livro de Poesia “Lágrimas do Meu Viver” (Maria Amália)…

1 Bom Repasto…

E mais importante, MUITO BOA DISPOSIÇÃO E CONVÍVIO!

Em suma, Satisfaz-nos dizer “OBJECTIVO CUMPRIDO!”

Em jeito de balanço, ao longo do último ano temos realizado um conjunto alargado de iniciativas pois:

  • Queremos contribuir para transformar o Pinhal do General numa localidade mais agradável para Viver e Visitar, com características que a diferenciem de forma positiva das restantes;

  • Queremos contribuir para que o Pinhal do General seja reconhecido por boas práticas, por dinâmicas capazes de elevar a morar e os costumes de quem aqui vive, aproveitando com inteligência, dinamismo e capacidade de mobilização as potencialidades da nossa Terra;

  • Queremos (estamos) contribuir para a génese de um novo Pinhal do General que converja, tal como os “homens do marketing” gostam de definir, para uma Boa Marca, um Bom Produto. Há que torna-la desejável, apetecível, com carisma, com personalidade. Quando por exemplo pensamos em comprar uma Coca-Cola, mesmo não a tendo ali à nossa frente, conseguimos perfeitamente sentir o seu paladar, o seu gás, imagina-la num copo cheio, com duas pedras de gelo e uma rodela de limão. Isto só acontece porque a sua Marca e Produto são de Qualidade. As localidades, embora muitos não se apercebam, também têm estas características. Se questionássemos as pessoas onde mais gostariam de viver a probabilidade de responderem localidades como Estoril, Cascais, Azeitão, etc, seria seguramente mais elevada do que Casal de Cambra, Casal Ventoso (já extinto), Galinheiras, entre outros.

A ideia de realizar a “Noite de Fados” surgiu associada ao objectivo de transportar para a localidade o que de bom existe na “alma do Fado”, a sua dinâmica e personalidade. Se há acto cultural que tem alma, força, textura, cheiro, cor e poesia é o Fado.

Em paralelo, pela primeira vez na história da localidade, em exclusivo, foi aqui lançado um livro de poesia da Fadista e Poetisa Maria Amália, “Lágrimas do Meu Viver”. Fado e a Poesia de mãos dadas….

E Agora? Agora Uma Vez Mais Vamos Evoluir…

….está a nascer mais um “bebé” na localidade, a ASSOCIAÇÃO VIVER PINHAL DO GENERAL, com a missão de desenvolver iniciativas Culturais, Sociais, Desportivas e Urbanísticas. A partir de agora damos corpo ao Projecto “Viver Pinhal do General”, lançado à vários meses, e que sempre defendeu que o Sucesso só é possível se cada um de nós estiver disponível para “D + Pelo Pinhal do General”.

Porque não basta Querer é necessário saber Fazer, decidimos não criar a Associação da forma tradicional, isto é um grupo de pessoas juntar-se, definir estatutos, órgãos sociais e só depois convidar a população a ser sócia.

NÓS NÃO! Também nesta área queremos INOVAR e com isso aproximar mais as Pessoas aos Nossos Projectos, pois SEM ELAS NADA FAZ SENTIDO.

A nossa Estratégia passa por convidar a População para no próximo sábado, dia 23 de Outubro, pelas 15h30, reunir-se nas instalações da Associação na rotunda ao pé do Café Central e Jardim das Palmeiras, e juntos discutirmos o Projecto. Desta forma, as pessoas sentem-se mais envolvidas, mais ligadas ao seu nascimento. Todos terão a oportunidade de connosco Abraçarem este Projecto desde o seu primeiro dia e ficarem na sua história como fundadores…

Participe, traga sentido crítico, boa disposição, alegria, vontade em conviver.

Uma nota final da conclusão de um estudo recente realizado em Inglaterra e que comprovou que 1€ investido na cultura tem como retorno 2€, extraordinário investimento e oportunidade para Abraçar na Nossa Associação Viver Pinhal do General!

Agradecimentos: 
Restaurante Pic-Nic, Musicos, JFFF, proprietários dos estabelecimentos Café Central, Rodinhas, Sr. Luís, Arranhão, Pôr-do-Sol, Mercearia 2000, Cantinho da avenida, César (construção e obras), Ponto Fresco (Quinta do Conde) e à população que nos tem apoiado.

D+ Pelo Pinhal do General!
*hoje ou amanhã disponibilizaremos fotos da Noite de Fados

3 comentários:

  1. BLOQUEIO A CUBA
    Para se compreender melhor este assunto realiza-se amanhã, sexta-feira, dia 22 de Outubro pelas 21 horas, um Encontro no Centro Cultural e Desportivo das Paivas, promovido pela Associação Portuguesa José Marti, contando com a presença do Senhor Embaixador de Cuba, sendo a participação aberta a toda a população que deseje conhecer melhor as dificuldades impostas a Cuba por um bloqueio injusto, cruel e criminoso.

    ResponderEliminar
  2. Se Cuba se transformar numa democracia, se calhar o seu povo terá melhores condições de vida, digo eu, e dizem nilhões de pessoas.
    So comento a mensagem anterior, porque me parece a mim que o Pinhal de General é um pouco como Cuba ( salvo as devidas diferenças no que toca ao respeito pela vida humana )

    Se não vejamos:

    É uma ilha - ( está sufecientemente afastada do Seixal )

    Não tem petróleo - ( ou seja não tem peso no panorama politico e económico do Concelho )

    É quase como uma ditadura - é "governada " a AUGi ao arrepio dos mais elementares respeitos pelos moradores

    De vez em quando tem algum interesse estratégico - lá vêm alguns amigos de certo partido reunir e interceder pelos intereeses do capitalismo- um desses senhores tem sido interpolado publicamente pela sua conduta, mas nunca se deu ao trabalho de responder, nem sequer as outras forças politicas têm a saguidade ( até pareço um escritor ) de questionarem tal atitude.

    Para terminar um apelo de coragem ao povo de Cuba,
    Com fé e perservernça tudo se consegue!

    ResponderEliminar
  3. Li a noticia de uma Nova Associação no Pinhal do General.

    Fico bastante feliz.
    Há muito tempo que uma terra assim merecia uma Associação.

    O Pinhal General devia ser até à data a única terra deste país que não tinha qualquer movimento associativo e não tinha portanto nenhuma associação.

    Há concideração da Câmara Municipal do Seixal. Esta terra tem gente e vai passar a estar no mapa do Concelho. Olhem por ela por favor.

    tenho dito.

    ResponderEliminar