Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

PROJECTO "D + VERDE AO PINHAL

Absolutamente sensacional, um exemplo de sociedade, a disponibilidade demonstrada por mais de duas dezenas de vizinhos que de forma voluntária, dura, mas sempre com um sorriso no rosto, ao limpar uma grande parte do mato do Nosso Futuro Jardim das Palmeiras. A Todos, Um Bem-Haja!

No âmbito do Projecto principal que visa um “Viver no Pinhal do General com + Qualidade”, foi iniciada no dia 22 Agosto a primeira fase da ambiciosa iniciativa de tornar a alameda das palmeiras (transversal da Av. 5 de Outubro e a R. Sofia de Sousa—próximo do Café Central) num espaço digno para convívio da população do Pinhal do General.

Foi com grande contentamento que no passado domingo, dia 22 de Agosto, mais de duas dezenas de vizinhos, debaixo de um sol abrasador das 08h30 às 13h, abraçarem o Projecto “D+ Verde ao Pinhal”, fruto da iniciativa de um grupo de comproprietários. O Projecto do Jardim das Palmeiras é nesta fase um projecto de ideias e intenções, já apresentado à Junta de Freguesia de Fernão Ferro, que visa criar um espaço digno para as familias da localidade.

Numa área como a do Pinhal do General, com sensivelmente 2,4 milhões de m2, é inadmissível não haver um espaço com esta função para além dos cafés e dentro de determinadas horas a nossa Igreja. Abro aqui um parêntesis para louvar o trabalho desenvolvido por um conjunto de pessoas cuja dedicação e empreendedorismo tem permitido o aumento da qualidade do espaço da nossa Igreja, bem patente no aumento de Qualidade das nossas Festas, bem como ao papel do Senhor Padre Júlio que com a sua devoção tem imprimido uma dinâmica de beneficio a esta População.

Há já quem considere esta iniciativa como uma das únicas “obras”, a par das instalações da Igreja Paroquial, nos últimos 10 anos no Pinhal do General. Não nos queremos substituir a quem tem responsabilidade de executar este Jardim, refiro-me à Comissão da AUGI e à Câmara Municipal, mas porque estamos cansados de sentir a inércia dos mesmos, principalmente da AUGI que vive de costas para quem deveria servir, decidimos com entusiasmo e um sorriso no rosto por mãos à obra.

O trabalho realizado foi absolutamente fantástico, limpamos o mato de 2/3 da área, uns com roçadoras, outros com enxadas e vassouras, outros tratando de dar de beber aquela gente da Nossa Terra. Quem nos conhece sabe que não gostamos de deixar as coisas pelo meio e que “até ao lavar dos cestos é vindima”. Com isto pretendo dizer que NO DIA 12 DE SETEMBRO, (NOVA DATA), PELAS 08H30, VAMOS CONCLUIR A LIMPEZA DO ESPAÇO, LIMPAR OS PASSEIOS LATERAIS E PLANEAMOS COLOCAR ALGUNS BANCOS. PARA O SUCESSO DO EVENTO CONTAMOS COM TODOS! Caso não possa participar mas por razões de saúde não desanime, convidamos a participar nas “Caminhadas de Verão”, actividade que teve o seu inicio em Abril deste ano e que neste momento, fruto do trabalho do “nosso Mestre” Sr. Manuel e da revelação de Professor de Ginástica Sr. Goufa, possui já uma dinâmica própria.

Transcrevo o comentário que 2 vizinhos deixaram no blog:
Comentário 1:
"Boa tarde a todos,

Em especial para o nosso visinho, e defensor desta causa, que por razões de saúde tem estado ausente, mas que já aí está a realizar´"a pré-época" para rapidamente voltar a dar a cara pela causa que advogamos e que deve ser de todos os Generalenses ( se ainda não estamos baptizados, porque não chamarmo-nos assim ?)

Como todos saberão ( as notícias correm depressa felizmente ), ontem um grupo de moradores - a familiares que até nem sequer cá habitam, mas também sentem e vivem os problemas da terra - ; levou a cabo a 1ª das várias fases, que permitirão ter mais um espaço verde emblemático na nossa terra.

NÃO É APENAS MAIS UM ESPAÇO, É AQUELE PROJECTO !!!
 
É UMA IDEIA, UMA OBRA QUE ESTÁ A SER LEVADA A SÉRIO E COM MUITO ENTUSIASMO PELA POPULAÇÃO!

Nos últimos DEZ ANOS, surgiram APENAS e UNICAMENTE DUAS OBRAS no Pinhal do General, a saber:
As instalações da Igreja Paroquial e agora este Jardim que começa a Renascer.
Ambas as Obras nascem APENAS do querer e vontade de várias pessoas particulares, de entidades comerciais, do seu trabalho e empenho e até esforço financeiro, e em alguns casos particulares e bastante do apoio camarário (JFFF e CMS ).

Podia dizer muito mais, mas apenas digo isto ontem de manhã, debaixo de um sol escaldante, várias pessoas, juntaram-se numa causa, umas com o seu trabalho, outras ainda oferecendo as bebidas que nos refrescaram, outras ainda colocando à disposição os equipamentos, nomeadamente uma viatura,outras que desenvolveram o projecto de arquitectura, outras que disponibilizaram os seus terrenos para aí despejarmos o entulho ( no respeito integral pelo ambiente ), outra com o seu apoio moral( porque a idade ou a saúde ou os afazeres profissionais mais não permitem ) para elas todas sem exepção, eu tenho que agradecer o seu entusiasmo.

À JFFF, aqui fica também um bem-haja pela disponibilidade prontamente demonstrada.

Ao sr. Presidente da JFFF, que sei que lê este blog, deixo uma questão:
Se até á data e no PASSADO mais Projectos e Iniciativas fossem levadas a cabo pelas gentes do Pinhal do General, ou no FUTURO, é certo que dentro das possibilidades da JFFF, tudo seria feito para colaborar, é correcro esta leitura não é sr. Presidente ??

Por tudo isto e pelo simbolismo do Surgimento deste Espaço e deste Projecto, obrigado a todos e sem exepção, os que nos ajudam, ajudaram e ajudarão no futuro.

Porque Esta terra é de todos!!

Vou-me manter anónimo, porque assinar este texto, significava chamar a mim numa relevância que não mereço, porque ontem eu fui um dos muitos anónimos que ali trabalharam.

No entanto afirmo que faço parte com muita honra e orgulho daquele grupo a quem, chamam de desordeiros.

Mais uma vez um bem haja"
 

Comentário 2:
"Apenas um aparte, fosse o nosso querido Pinhal do General povoado de muitos mais desordeiros como estes que no Domingo demonstraram que com muito pouco se pode realizar muito, e teríamos esta terra num "brinquinho"!

Pois ficou provado que como dizia o poeta; "o Homem sonha, e a obra nasce", esta foi apenas a demonstração da vontade de fazer nascer ali, naquele bocado de terra, um jardim, espaço de lazer aprazível, e não mais um local onde todos os anos cresce mato com fartura!

Aproveito aqui também para agradecer a todos os que como eu participaram nesta iniciativa, pois eu sou um dos mais beneficiados com este melhoramento aqui produzido.

Muito obrigado!

D+ Pelo Pinhal do General

Sem comentários:

Enviar um comentário