Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010


O nosso agradecimento à Junta de Freguesia por ter disponibilizado o espaço do auditório, após a recusa da nossa Associação mesmo na condição de pagarmos o aluguer do salão, tende noção de que este é mais limitado do ponto de vista do espaço e localização.

Agradecemos todos os relatos de situações, comentários e sugestões enviados directamente por comentário ou por mail para viverpinhaldogeneral@hotmail.com.

Desde a data da criação deste blog, Agosto 2009 e tal como sempre esteve escrito no seu cabeçalho, é nosso objectivo "alertar com transparência e rigor para a actual situação do Pinhal do General" e com isto acrescentar Valor à Nossa Terra e Pessoas.

A ordem dos trabalhos poderá ainda sofrer alterações, pretende-se expor e trocar ideias sobre o que foram estes 8 anos do processo de reconversão urbanístico, a gestão da Comissão de Administração e as oportunidades perdidas. A Falta de Transparência, Clareza e Objectivos é por demais evidente reforçando a ideia de que BASTA! Há que relembrar estes senhores de que não foi para isto que lhes depositamos a nossa confiança, o nosso dinheiro, os nossos projectos. Assim sendo, iremos sugerir a Todos os Participantes assinarem uma petição que será anexa a carta onde exigiremos a Destituição da Comissão de Administração por violação dos deveres gerais e especiais previstos na Lei.

NÃO ACEITAMOS A NOVA DATA PARA A REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE COMPROPRIETÁRIOS!

Relembremos, a 17 de Outubro de 2009 sabendo esta direcção que a população ia sair à rua para manifestar o seu desagrado em relação à sua gestão, Marcha Cívica em Novembro 2009, iniciou de forma desenfreada intervenções por todo o Pinhal e publicou um documento oficial da AUGI, afixado no placar da AUGI até dia 02 de Julho 2010, onde atestava que em Junho 2010 realizaria a Assembleia e apresentava as contas destes 8 anos, contas que a LEI obriga a serem apresentadas anualmente aos comproprietários e remetidas para a Câmara Municipal e Repartição de Finanças do Seixal. Ambas já confirmaram, temos documentos que o comprovam, nada terem recebido, e mais, a Câmara afirma ter realizado várias diligências sem sucesso. A nova data para a Assembleia põe a nu a falta de transparência e orientação, não existindo no novo documento uma palavra a lamentar a necessidade de nova data atribuindo-lhe um qualquer motivo. Ao contrário do que está escrito na nova convocatória, é completamente impossível (falso) ser possível a 29 de Janeiro de 2011 ter as contas do ano fiscal 2010 fechadas, certificadas pelo ROC e disponíveis (pelo menos 15 dias antes) para análise dos comproprietários. Em suma, teria 10 dias!! Se isso fosse verdade não entendemos porque em 2.751 dias não conseguiu apresentar um único ano de contas!! Ilusionismo?

Aproveitaremos o facto de estarmos reunidos para abordarmos o tema da Associação de Amigos do Pinhal do General e o papel dinamizador que poderia (e deveria) ter na localidade.

Na reunião, esperamos contar com a presença de algumas personalidades com funções preponderantes em AUGIs e que nos poderão elucidar sobre o tema.

DEFENDA OS SEUS DIREITOS! PARTICIPE! INFORME O SEU VIZINHO!

D + Pelo Pinhal do General!

36 comentários:

  1. Vergonha das vergonhas, sermos socios sermos comproprietarios,do pinhal do general e termos de ir fazer uma reunião para f.ferro.Porque os incompetentes que estão ilegalmente na nossa casa.<ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO PINHAL DO GENERAL.Não nos emprestão nem nos alugam o salão.S.r presidente taveira faça-nos um favor,vá-se embora,e leve o sardinha consigo.

    ResponderEliminar
  2. O SR,que falou em vergonhas, das vergonhas,tem toda a razão.Duma vez por todas,vamo-nos juntar e correr com esta gente.Caro comproprietário, dia 24 não faltes no auditório da Junta de Freguesia.

    ResponderEliminar
  3. Parece que os elementos da associação estão a ganhar juizo e a pedir para sair, já foram 2.na administracção da legalização dos lotes é mais dificil aconttecer pois eles já só são 1 ou 2, ninguem sabe. sr. sardinha sugiro que se crie uma comissao temporáriaa pra que o sr possa sair em paz.

    ResponderEliminar
  4. É com muito gosto que dou os parabéns ao grupo de pessoas que TRABALHOU por este objectivo.

    Eu já pensava que haviam desistido, e tudo tinha sido fogo de artificio, mas afinal estavam a trabalhar para sairmos desta trapalhada .
    Peço desculpa e estou com vocês!

    Visinhos e não visinhos vamos todos lá dia 24!!!!

    ResponderEliminar
  5. oS Moradores do Pinhal do General, têm umas contas para ajustar com a Direcção desta Associação.

    Se eu fosse sócio, não os queria lá de certeza,

    NADA FAZEM; e ainda por cima NÃO COLABORAM.
    Parece-me que o sócio nº15, não tem arcaboiço para dirigir esta Associação, ou então está mal acompanhado....

    ResponderEliminar
  6. Boas,
    Sou proprietário de 2 terrenos no PG desde 2004, quando decidi comprar os mesmos (e não foi conversa do vendedor), foi-me dito q a urbanização deste local estaria para breve, fiz algumas consultas e pareceu-me q essa situação teria viabilidade.
    Passados 6 anos, continua tudo na mesma, arruamentos nem sinais deles, ligação á rede de esgotos uma miragem, etc, etc.....
    De quem é a culpa? Da Cãmara, Junta, Associação ou Comissão?
    Certamente q a culpa morrerá solteira (como já é hábito neste rectângulo á beira plantado).
    Quando adquiri os terrenos já era este tal "Sardinha", á frente da comissão....6 anos depois continua, sem qq tipo de obra apresentado.....parece-me no minimo estranho.

    saudações e não deixem de participar

    ResponderEliminar
  7. Quero dizer que fico contente por haver neste Pinhal pessoas que querem senao resolver pôr as pessoas a pensar no que nos têm feito.como diz e muito bem temos que parar com esta pouca (grande) vergonha. Amigo Alberto Sardinha, tal como já te disse varias vezes pessoalmente, chega de fazeres trabalho voluntário aqui e na associação, de onde saiste de presidente mas ficaste na assembleia.não me digas que é para não convocares também as assembleias da associação? tal como já vos disse tenho total disponibilidade para ajudar no que precisarem. passemos a palavra.

    ResponderEliminar
  8. Caros como escrevi em 2008 no blog revolta das laranjas, qunado se debatia o porquê de não aver assembleias nesta augi, não á porque somos todos uns mentecaptos, cambada de mentecaptos, idiotas chapados excepto um ou outro mais esperto e que nos leva pela certa tenho dito.

    ResponderEliminar
  9. Srs. Proprietários, visinhos, e amigos em geral,

    Ontem falava com uma pessoa que queria colocar uma mensagem no blog, mas que não conseguia.

    Então cá vai uma explicação:

    1- Escrevem a mensagem , se quiserem indentificam-se -( se QUISEREM podem não assinar a mensagem e FICAM COMPLETAMENTE ANÓNIMOS )

    2- De seguida clicam em enviar cometário

    3-Aparece um conjunto de letras, para validar a mensagem sem qualquer nexo,

    4 no quadrado ao lado colocam ( copiam ) essas letras ) e fazem ENVIAR.

    Aparece a mensagem :

    " O seu comentário foi enviado e será publicado...."

    Está ok.

    Atenção às frases que escrevem. Não coloquem a integridade fisica e moral de terceiros em causa.

    Criticas severas, sim! Mas com Nível !!!!

    Espero que o pessoal agora escreva mais.

    Quem percebe de NET, ajude os visinhos que não percebem de computadores!

    PARTICIPEM!!!!!!

    Ps: Garanto-vos que os visados lêem

    ResponderEliminar
  10. Agradeço ao vizinho que colocou o comentário anterior o facto de ter alertado para esta dificuldade. Sugiro a quem não o consiga mesmo assim fazer para me enviar um mail directamente para viverpinhaldogeneral@hotmail.com.

    D+ Pelo Pinhal do General!

    ResponderEliminar
  11. UMA DESTAS NOITES SONHEI, E TIVE UM PESADELO.

    Olho para o lado de Sesimbra, e só vejo criticas nos jornais, buracos nas ruas, pó no ar e nas casas com fartura; Estabelecimentos comerciais.... Ok passo à frente!

    Viro-me para o lado do Seixal e vejo:

    Buracos, esgotos ???? , pó e lama com fartura!!! Alcatrão!!!! Comércio???? ok! Passo á frente !!!

    Oportunidade de passar e ocupar tempos livres em família ! só se for na Quinta do Conde!!!!

    Quando olho para os preços dos Lotes vejo que estagnaram no tempo ou seja não valorizaram.

    Existem pessoas que vendem ao desbarato, porque já não têm paciência para tanta intrujice!

    Meu Deus, como estou longe de Lisboa, a tantos Km nesta terra do interior esquecida por todos , os que dela não se querem aproveitar .

    Uf! De repente acordei.

    Bolas não era um SonhO!

    É a REALIDADE! e caramba estamos apenas 20 km de Lisboa!

    ResponderEliminar
  12. caros vizinhos sócios daquela que já foi a associação das pessoas desta terra e que está ocupada por aqueles mentecaptos que continuam a recusar socios. Senhor Antonio não sei se já viu mas a vossa perssao junta da associaçao já deu algum resultado apareseram umas contas que mostra a qualidade deles. o da Quinta do Conde, o das fotos, conseguiu em 3 meses um prejuizo de 3400 (tres mil e quatrocentos euros), fazer pinturas de 1690 euros, 1400 euros electrodomesticos (deve ser uma maquina de imperiais e uma televizao) para verem bola no nosso espaço com os amigos, pagar 550 euros de electricidade em 3 meses (parece que afinal o idificio sempre é da associaçao)bem convido a verem. não encontrei foi em lado nenhum os pagamentos que a outra associação deveria fazer. á já quem diga que a AAPG vai acabar e fundirse com a outra pois a outra tens as obras paradas ficará AAPG ARPIF..lindo.só de pensar que o meu dinheiro está ali enterrado.EU.

    ResponderEliminar
  13. esquecime de uma coisa. sabem gastar todo este dinheiro porque nao é deles mas nao sabem responder quantos socios temos e sabem porque?

    ResponderEliminar
  14. Caros srs.

    ORGÃOS SOCIAIS DA Associação de AMIGOS do PINHAL do GENERAL,

    A C. MUNICIPAL dO seixal, Tem uma página ON-LINE, dedicada ao movimento Associativo, que provavelmente, vossas Exªs NÃO conhecem.

    Nessa página existe a possibilidade de obter Formação gratuita na Gestão básica da vida Financeira de uma colectividade.

    Aconcelho-vos vivemente, a frequentá-la, para não voltarem a cometer os mesmos erros .....

    Podem ficar descansados que o vosso tempo será bem empregue.

    Garanto-vos que nessa formação não se tratam NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS, ou negociatas partidárias, ou outras manobras de diversão.


    A formação permitirá melhorar os vossos rácios de Gestão.

    Atentamente.
    Apresento as melhores saudações.

    ResponderEliminar
  15. ATENÇÃO JOVENS DE TODO O PAÍS:

    NÃO É BRINCADEIRA!

    A pequena localidade do PINHAL DO GENERAL, uma localidade com um FORTE Potencial de Desenvolvimento, ( nos próximos anos ), resolveu levar a cabo uma campanha de angariação de novos moradores.

    Para tal a Associação de Amigos do Pinhal do General,OFERECE Electrodomésticos até 1400 € mês, aos novos proprietários.

    Para já é apenas uma experiência piloto!!!

    VIVA O MAJOR VALENTIM LOUREIRO! VIVA GONDOMAR!!!

    AH Perdaão , as minhas humildes desculpas!!!!

    Viva a AAPG!!!!! ejá agora 3 VIVAS para :

    A INUTILIDADE!!!! VIVA.......
    O DESPERDICIO DO DINHEIRO DOS sócios!!!! VIVA....

    viva a obra feita em 5 meses pela actual direcção!!!!

    PS. este último viva aparece em minúsculo, porque não consegui ver obra feita.

    ResponderEliminar
  16. Ó meus amigos, assim vamos lá.Gastar 3.400 euros em 3 meses é obra,agora digam-me é ou não verdade,que compraram um plasma para verem o mundial,um bar com tudo oque é de bom lá dentro ,mas não é para os sócios.É para eles e para os amigos,a maioria nem sócios são da associação. vão trabalhar sejam sérios,ou vão-se embora .CAMBADA DE PARASITAS.

    ResponderEliminar
  17. não sei se têm um plasma naquele bar privado, sei que gastaram 1700$ a pintar mas deve ter sido só aquilo lá porque nem mesmo eu cobro tanto por tao poucos metros talvez seja tinta ainti xungos. não sei,nao sei,mas sei que o pau mandado do Sardinha,o da quinta conde estava a tirar pafletos dos postes. sai mas é dai banana sócio numero 150, 15 ou 1.coitado depois do incendio do chiado desceu lugares, ou terá sido um incendio na liga dos bombeiros da quinta do conde, vao la perguntar e depois digam. parece que o sonho deles é serem modelos fotograficos, sabesse na porquê. Reinaldo.

    ResponderEliminar
  18. Pessoal do Pinhal chegou a hora de agir e deixar para trás anos e anos de atitude avestruz, que é como quem diz “afundar a cabeça na areia e esperar que a tempestade passe”, ou esperar que outros arrumem a nossa própria casa. Unidos seremos fortes e nos faremos ouvir e respeitar nas várias instâncias.Não sei se repararam mas a convocatória da assembleia de janeiro 2011 já só está assinada pelo Sardinha, diz-se aliás que neste momento só não está só porque tem como companhia o presidente da associação.

    ResponderEliminar
  19. Li no Notícias do Seixal, a entrevista que o sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro concedeu.

    Desconhecia que era alfacinha, e BEIRÃO por afinidade. Também eu por afinidade tenho as minhas raízes com muito orgulho, nesse Concelho na serra do Açor, que o rio Alva serpenteia, e que Já Miguel Torga um dia mencionou, e que um dia viu nascer esse Ser Humano ímpar, médico de profissão , que tantas e tantas serras percorreu e palmilhou para sarar as doenças do corpo, recebendo apenas e muitas vezes, apenas , mas com sinceridade, um sincero Obrigado, dessa Gente humilde mas Trabalhadora e Honesta.

    Essa gente e essa terra, que na década de 70 e 80 viria partir os seus filhos, em busca de melhores condições de vida, correndo atrás do sustento que as SIDERURGIAS, Caminhos de Ferro, Carris, Lisnaves, Fisipes, Quimiguais, entre outras, lhes podiam dar.

    São essas Gentes que aqui se poisaram, Iludidos e quiça até ludribiados, por gente sem escrúpulos, na busca de um pedaço de terra que mitigasse as saudades das suas origens.

    Assim nasceram as AUGI.

    Assim nasceram os problemas1

    Não era este de certeza o sonho dessa gente!? Gente que hoje paga IMI, Infra-estruturas, Alvarás..... e que apesar de tudo pouco ou nada continua a ter.

    Lá dizia o poeta " Quando o homem sonha , o mundo pula e avança "

    O Homem ímpar que falava, Chamava-se ( na memória do povo ainda se chama ) FERNANDO VALE.

    Que os nossos responsáveis politicos, e admnistrativos, saibam copiar o exemplo deste homem em trabalho e dedicação às causas publicas, recebendo em troca um sincero Obrigado.

    A causa de que falo é a Reconversão das AUGI e no caso concreto a AUGI FF 71.

    E para aqueles que se dizem Socialistas, o homem que falei foi também ele um dos Fundadores do Partido Socialista; não do actual mas daquele que acreditava e tinha como Ideologia a Igualdade Social e o Desenvolvimento da sociedade Portuguesa.

    Bem haja ao sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro pela sua dedicação a esta terra, praticamente desde a sua fundação e espero também num futuro muito próximo ao Pinhal do General.

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  20. Ao ser entrevistado no Notícias do Seixal, o Snr. Presidente da Junta de Freguesia é bem claro na resposta quando lhe é perguntado a sua opinião sobre a situação da actuação da Comissão administrativa-

    Diz:

    " ................para prestar contas é através das assembleias.... não acontecendo resta a via judicial "

    Claro como àgua.

    ResponderEliminar
  21. Em relação ao último comentário, apenas uma nota:

    Nem sempre a água é clara, às vezes quando se mistura com outros ingredientes ela fica turva.

    Neste caso, quando interesses imobiliários diversos ( legítimos ou não ), um pouco de saturação ( já lá vão mais de 10 anos à frente da AUGI por esta comissão de admnistração ), quiçá aqui e ali alguma incompetência ( por manisfesta falta de capacidade ou não ), quiçá desinteresse pelo interesse da causa Comum ( Urbanização ), Pelas quantidades de avenças ao longo dos anos a vários profissionais ( ou não ) liberais; Quiçá Pelos interesses politicos envolvidos........


    E as reticências continuariam, pela legitimidade que é dada aos comproprietários, face à postura dos responsáveis.

    Neste caso diria eu , diriamos nós todos, acham que a Justiça actuaria célere.


    Não acredito.

    tenho dito.

    ResponderEliminar
  22. Gostava de saber se as escrituras da Augi n.º 18 do Pinhal do General, Sesimbra. Da qual o Sr. Fernando Serpa é o presidente, são feitas de forma legal?
    É assim: A câmara de Sesimbra passa uma certidão a pedido do Sr. Fernando Serpa como o lote tem tudo pago, este por sua vez fala com a empresa Xavier de Lima e combinam fazer a escritura através de permuta. A partir daqui é que reside a minha dúvida. O lote que vai ser objecto de permuta é o mesmo, posso afirma-lo por que já vi uma escritura feita desta maneira, o que me choca mais é a câmara e Sr. Fernando Serpa arranjarem a maneira do dono do lote, em caso de algo correr mal, ser ele o único responsável, por prestar falsas declarações.
    O que poderá acontecer a quem fez escrituras em metros quadrados segundo este método, se algum dia isto chegar à via judicial?
    É que o Sr. Fernando Serpa anda a pressionar o meu pai para fazer a escritura.
    Obrigado pela vossa ajuda.

    ResponderEliminar
  23. Os problemas da FF 18, têm que ser resolvidos pelos seus comproprietários, no entanto será justo ambas as AUGI, porque se ligam entre si e porque no futuro ambas benefeciarão , diria até de uma forma Umbilical, com as mais valias das infraestruturas a realizar ( escolas, saúde, etc..) poderem trabalhar em conjunto.

    PARA JÁ ALGUMAS DÚVIDAS:

    As Câmaras não passam certidões em cf. as parcelas ou lotes têm tudo pago. Esta tarefa é da incumbência das Comissões das AUGI.



    Afinal que história é esta das PERMUTAS?

    Como é possível fazerem-se permutas, ficando depois na prática tudo na mesma?

    Onde está o suporte juridico desta operação?

    Quem liquida o IMT, àS FINANÇAS ?

    Como pode existir m2, numa área que não está Urbanizada?


    QUEM ME EXPLICA ISTO?????

    POR AGORA, TALVEZ ESTEJAMOS A PREGAR NO DESERTO,

    mas pode ser que daqui a algum tempo, alguém se queime nas areias quentes do deserto .

    Caros autarcas, ( Executivo e oposição ) vamos lá reunir com as populações, explicar o que se anda a fazer, porquê, Quando e Como vamos ter o processo de urbanização concluído.

    até já.

    ResponderEliminar
  24. O PAÍS PREPARA-SE PARA ENCERRAR PARA FÉRIAS!!!

    Na politica e em particular nas Câmaras, existem muita jente séria e preocupada com o desenvolvimento do país.

    DISSO NÃO TENHO DUVIDAS!!!

    Quem trabalha em nome desta causa ( retirando os tachos politicos da gestão do sector publico, IP, e outros... ), trabalha mais horas que o sector privado, com as suas vidas e as suas familias a pagarem estas facturas.

    DISSO TAMBÉM NÃO TENHO DUVIDAS!!!!

    POR ISSO E PARA QUE EM ESPECIFICO O TRABALHO DOS POLITICOS SÉRIOS DO CONCELHO DO SEIXAL e SESIMBRA , NÃO SEJA BELISCADO, FAÇAM UM FV. AOS MUNICIPES DE TODAS AS AUGI:

    Utilizem os mecanismos que a LEI 91/95 e demais diplomas, permite, para erradicar as AUGI destes concelhos nos próximos 3 anos.

    Basta eradicar SARDINAS, SERPAS, E muitos outros da vossa agenda de contactos.

    É tudo e até já.

    Nota PA: Olhem que as próximas autárquicas é daqui a 3 anos, e por esse país fora bastiões de vários partidos viram as câmaras mudar de cor politica.

    Até já.

    ResponderEliminar
  25. Está tudo nas mãos das duas AUTARQUIAS.
    Os Autarcas sabem muito bem isso, têm a plena conciência do facto existente, não o fazem porque não lhes convem, temos que ser nós os interssados a "obriga-los" a fazer o que lhes compete fazer.

    ResponderEliminar
  26. Ao anónimo de 27 de Julho de 2010, a Câmara Municipal de Sesimbra assina esta certidão para o Serpa fazer o que eu chamo de trafulhice.
    Aqui vai:

    Comissão de Administração do Pinhal do General
    (Bairro das Cidades e das Ilhas – AUGI n.º 18 – contr: 900.710.160)

    Exmo. Senhor
    Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra

    ------- Fernando Manuel Vieira Serpa, presidente da Comissão de Administração do Pinhal do General – Sesimbra vem por este meio solicitar a V. Exa., se digne mandar emitir em nome de XXXXXXX na qualidade de promitente comprador do Lote de terreno abaixo indicado, residente em yyyyyyy, Lote ZZ Pinhal do General, Quinta do Conde, Sesimbra ---------------------------------

    ------------------------------------------Certifique que --------------------------------------------------- O lote de terreno designado pelo número PPPP com a área de XXX,XX metros quadrados, sito no Pinhal do General – Sesimbra, faz parte do prédio descrito na conservatória do Registo predial de Sesimbra sob. O número 3048 a fls. YYY do Livro ----, está abrangido pelo Plano de Pormenor do Pinhal do General, aprovado pela Assembleia Municipal de Sesimbra em 28 de Fevereiro de 2000, Publicado no Diário da República de 03/10/00, 2ª Série, não lhe sendo, por isso aplicável o disposto no Dec-Lei nº 555/99 de 16 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Dec-Lei 177/01/de 4 de Junho e pela Lei nº 60/07 de 4 de Setembro-----------------------------------------------------Pinhal do General, a YY dias do mês de XXXXX do ano de Dois Mil e Oito

    Pede Deferimento

    O Presidente da Comissão


    A CMS passa:

    Câmara Municipal de Sesimbra

    --------------Certidão-------------
    ----- XXXXXXX, c----- T----- de -------, da Câmara Municipal de Sesimbra-----------------------Em cumprimento da deliberação que recaiu sobre o requerimento registado sob o número YYYY respeitante a ZZZZZZZZZZ, residente, XXXXX, Lote YYY, Pinhal do General em Quinta do Conde,apreciado na reunião ordinária desta Câmara Municipal realizada no dia YY de ZZZZZ de 2009-------------------------------------------Certifico que-----------------------------------O lote de terreno designado pelo número YYY com a área de XXX.XX metros quadrados, sito Pinhal do General aprovado em YY de ZZZZZZ de 2000 pela Assembleia Municipal de Sesimbra e publicado no Diário da República de xx/yy/zz 2ª Série, não lhe sendo por isso aplicável o disposto no Dec-Lei nº 555/99 de 16 de Dezembro, com as alterações introduzidas pela Lei nº 60/2007 de 04 de Setembro.
    ----- A presente Certidão é válida pelo período de um ano ---------------------------------------- Por ser verdade e ter sido requerida, passo a presente certidão que assino e faço autenticar com o selo branco em uso nesta Câmara Municipal----------------------------------- Quinta do Conde, aos YYPER2009 dias de ----- de dois Mil e nove
    (carimbo)
    Ass.

    É com esta certidão ou outra semelhante assinada pela Câmara Municipal de Sesimbra que se vai fazer todo o tipo de escrituras, além daquelas que o anónimo de 26 de Julho, aqui faz referencia no seu comentário.

    Junto ao pedido do Fernando Serpa, segue outro doc. a dizer que o dono do terreno tem tudo pago.

    Támbem tenho as minhas duvidas se estas escrituras são legais. Se é dono do lote, porque é pedido a certidão como promitente comprador?

    Gostava de ver como eram feitas as escrituras em permutas.

    Se possível justava que me explicacem como isto é possível.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  27. Vou transcrever para vosso conhecimento e para não caírem numa destas: Recebi uma folha na minha caixa de correia já lá vão uns meses, que dizia o seguinte:

    Escrituras
    “Senhor Fernando Serpa como é possível as escrituras serem feitas através de permutas e não por acção da divisão da coisa comum? O engraçado ou talvez não é, como essas permutas são feitas.
    Ora, a parcela em avos, Pinhal do General, pertence à Conservatória do Registo Predial do Seixal – Prédio 22861, troca por um lote em metros quadrados (pertença do Senhor Xavier de Lima), Quinta do Conde, pertence à Conservatória do Registo Predial de Sesimbra – Prédio 3048. Até aqui tudo bem e normal. O caricato e que foge à normalidade é o que vem a seguir (uma permuta é uma troca de bens, não é o que se passa neste caso). Adiante, depois da permuta feita, o antigo dono da parcela em avos, vai registar o lote que recebeu em metros quadrados (pertencia ao Senhor Xavier de Lima) na Conservatória do Registo Predial de Sesimbra – Prédio 3048 e quem recebe a parcela em avos (Senhor Xavier de Lima) vai regista-la na Conservatória do Registo Predial do Seixal – Prédio 22861. Até aqui tudo correcto. O que acho que não está correcto é o dono da parcela em avos fazer a escritura para metros quadrados e regista-la na Conservatória do Registo Predial de Sesimbra, ficando a viver ou na posse da parcela anterior registada na Conservatória do Registo Predial do Seixal.
    Senhor Fernando Serpa explique lá se isto é legal? Se algum dia estas escrituras ou como lhe chamam, forem parar à barra do tribunal o que poderá acontecer a estas pessoas?
    Eu entendo a permuta, como uma troca de bens. Isto é, eu troco consigo uma casa, o senhor vai viver para minha casa, eu vou viver para a sua, aqui não se trata nada disso. A pessoa que era dono da parcela (depois desta tramóia toda) fica com o que tinha.
    Será esta forma de fazer negócio legal?”.

    Qual dos registos é válido, visto a mesma parcela ter dois registos em Conservatórias diferentes?
    Talvez por isso é que no pedido de certidão não seja mencionado o artigo 22861.
    Pergunto:
    Como é possível (sendo assim como aqui está escrito), uma parcela pertencer a duas pessoas (Xavier de Lima e a outra pessoa) e, quem vive lá, lá continuar a viver.
    Isto deve ser fácil provar. Deve haver alguém a encher-se á custa da boa fé dos comproprietários, mas se algo vier a correr mal quem é que está lixado? Claro, são os que vivem lá ou permaneceram com a parcela. E onde estão os lotes das permutas do Senhor Xavier de Lima? O Pinhal do General, Sesimbra deve ter muitos mais lotes do que tem na realidade?
    Por isso é que esta aldrabice a que chamam Augi 18 já dura desde 1996 e não se sabe quando vai acabar, porque o Serpa ganha milhares de euros por mês.
    E o presidente da câmara de Sesimbra lá vai contente e rindo como se não tivesse nada com isto e apoiando o Serpa.
    Triste país, servido por uma grande parte de gente sem escrúpulos? E a nossa justiça, não vai vivendo no faz de conta?
    VIVA A CORRUPÇÃO NAS AUTARQUIAS. Estudos feitos por entidades oficiais dizem que mais de 80% dos casos de corrupção é nas autarquias e empresas ligadas a estas.
    Pedro Manuel
    Um bem haja para o Senhor António Cardoso, continue, gente pouco letrada, mas trabalhadora precisa de gente como o Senhor.

    ResponderEliminar
  28. Vizinhos da Augi 71 Pinhal do General tenham cuidado com estes vampiros que se apoderaram do que nos pertence!
    Vejam o que se passa aqui ao lado, Augi 18, onde o Sr. Serpa, R...... o que quer durante 14 anos.
    Não faço parte da Augi 71, mas quero deixar bem expresso que o Sr. António Cardoso merece toda a minha estima e consideração pela coragem de não ter medo de dizer a verdade.
    Se o Sardinha e o Serpa são trafulhas e aldrabões.......? Porque o são; quem não apresenta contas do dinheiro que não é seu, não é sério.......
    Não sejam como os vossos vizinhos da Augi 18, para terem umas escrituras (que eles dizem em metros quadrados) são capaz de pagarem o que o Serpa pede, o engraçado, é que, cada escritura tem seu preso diferente. Até os próprios que pagam e bem, por uma coisa que não sabem se é legal (pelo que li aqui), se lhe perguntarem em quanto ficou a escritura é muito raro a que lhe diz a verdade. Não sei porquê? Assim sendo, é bem feito que um dia venha a ter problemas. Era vê-los miar depois.
    Sr. António Cardoso, qual o motivo, pelo qual não se pode aqui nestas AUGIS aplicar o regime especial de divisão de coisa comum, como está na lei?

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde,

    Antes de mais obrigado pelos comentários que têm surgido, sugerindo que coloquem os comentários sempre no ultimo post do tema.

    Desconheço as situações aqui relatadas da AUGI do Pinhal do General - Sesimbra, a serem provadas as suspeitas fico ainda mais atormentado em relação ao futuro. Respondendo à questão colocada por este ultimo anonimo sobre a divisão da coisa comum, recorrendo da LEI 91/95:
    Artigo 2º
    Regime especial de divisão de coisa comum
    1 - É estabelecido um regime especial de divisão de coisa comum aplicável às AUGI constituídas em regime de compropriedade até à data da entrada em vigor do Decreto Lei n.º 400/84, de 31 de Dezembro (NÃO É O CASO)
    2 - O direito de exigir a divisão só pode ser exercido após a emissão do respectivo título de reconversão.
    Espero ter ajudado no esclarecimento.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  30. Resposta ao anonimo de terça feira, Julho 27,2010.
    Quanto ás duvidas das permutas, no pinhal do general não se fala noutra coisa á mais de 3 anos, quando essa aldrabice foi feita.É do conhecimento publico em geral. Os internevientes andaram alguns anos a estuda-la, o principal foi o Fernando Serpa.
    Acho que a simples conclusão que qualquer leitor deste comentario pode tirar só pode ser esta, está a defender injustamente as Cãmaras, de Sesimbra e Seixal na qual têm maioria abssuluta da força pulitica que se fazem represemtar.
    Quanto as Cãmaras passarem certidão,NÃO É CÃMARAS, É SÓ A CÃMARA DE SESIMBRA que passa.
    O anonimo também fás a pergunta.
    Afinal que história é esta PERMUTAS?

    Na reunião de comproprietários no dia 24 de Julho em Fernão Ferro, houve uma intervenção de um comproprietário que eu vi escrita em papel, em como existem na certidão de teor predial da conservatoria do registo predial do Seixal do predio 22681.
    Se continuar com duvidas, e se conhecer o sr. António Cardoso, Gestor deste BLOG, pergunte-lhe quem tem a prova dessas permutas, pode ser que essa pessoa lhe faça o favor de lhe mostrar para desfazer as duvidas que tem

    ResponderEliminar
  31. Eu moro no Pinhal do General. Tenho um empréstimo na CGD.

    Pelo "simples facto " desta porcaria ainda estar em avos, a minha taxa de juro tem um Spread demasiado alto.
    Certo que os mamões da CGD, aproveitam para ganhar dinheiro, mas eles dizem com alguma razão que estes empréstimos apresentam riscos elevados para o banco por causa dos processos de Penhora e hipoteca serem de resolução complicada.

    Fiz uma simulação no BPI e deixo para vossa análise A COMPARAÇÃO:

    VALOR DO EMPRÉSTIMO 70000 €
    PRAZO 35 ANOS
    Renda mensal no BPI 280 € renda mensal na CAIXA GERAL de DEPÓSITOS 428 €

    DIFERENÇA = 150 €

    SE O EMPRÉSTIMO FOR DE MAIOR VALOR MAIOR SERÁ A DIFERENÇA.

    A diferença anual é de 1800 €, para muitas e muitas familias que resolveram aqui morar o eqivalente a mais de um ordenado ( marido e esposa ) mensal.

    Acham que os nossos filhos se vão sujeitar , para lá da falta de condições de vida, a este sacrificio económico, quando pensarem em adaquirir casa?

    E Sabem porquê???

    Porque esta " merda " continua a ser por imcompetência de uma série de pessoas e organismos ainda uma AUGi.

    Ontem via o programa da SIC " aqui não há quem viva " e uma das personagens tem uma tirada quando passa pelo admnistrador do condominio:

    " vá-se embora sr.Costa! Demita-se !!! "

    Pois amigo Sardinha, faça um favor a todos, e saia com alguma dignidade.
    Demita-se.

    Até já.

    ResponderEliminar
  32. As irregularidades são muitas desde há uns anos a esta parte, se não vejamos,as existentes nas últimas eleições onde foram impossibilitados de pagar as quotas os sócios só para que assim fossem impedidos de votar.
    Uns dias depois das eleições em conversa com o Sr. Taveira disse que só tinham ganho as mesmas
    porque não tinham sido honestos e transparentes em todo o processo de votação e que ele seria um pau mandado do Sr. Sardinha ao que respondeu Não.
    Passados estes meses verifico que a m...a é a mesma só as moscas é que são outras.
    Senão vejamos:
    Quando se chega ao pé de um Presidente que se intitula sério, honesto e que quer trabalhar no sentdo de mudar a sua imagem perante os seus antecessores e não sabe responder há simples questão que lhe foi feita como esta: Quantos sócios tem a "sua" associação.
    Só pode querer esconder Algo?
    Faço este comentário para que as pessoas de bem do Pinhal do General abram os olhos e assinem no livro para que assim se possa obrigar o presidente da AUGI FF71 a marcar uma assembleia na associação que por direito próprio pertence aos sócios e assim eleger democraticamente pessoas sérias, honestas,trabalhadoras e com ideias inovadoras para que os nossos filhos e netos num futuro próximo não digam que moram na terra dos camelos.

    ResponderEliminar
  33. Cuidado com as permutas.

    Vejam só, como são feitas as escrituras através de permutas da Augi 18 do Pinhal do General, Sesimbra. Não estamos aqui perante uma grande aldrabice, do Senhor Fernando Serpa, com o consentimento da Câmara Municipal de Sesimbra, para não usar outros adjectivos?

    Denuncio a parte relevante da escritura que tive acesso feita entre o 1º outorgante (dono do terreno) e o 2º outorgante (António Xavier de Lima) é assim:

    DECLARARAM OS OUTORGANTES:
    Que ao primeiro outorgante pertence o seguinte:-
    O direito a trezentos e ....../dois milhões trezentos e quarenta e um mil duzentos e cinquenta avos indivisos do prédio rústico sito no Casal do Sapo, freguesia de Fernão Ferro, concelho do Seixal.-----------------------------
    Está descrito na Conservatória do Registo Predial do Seixal sob o número vinte e dois mil seiscentos e oitenta e um, do livro ..., lá registada a aquisição dos ditos avos a favor do primeiro outorgante pela inscrição ....., do livro .... -------------------------------------
    Está inscrito na matriz predial rústica da freguesia de Arrentela sob o artigo ...., com o valor patrimonial correspondente aos ditos avos de .... €. -------------------------------------
    Que atribui a este direito o valor de DUZENTOS ..... ---------------------------------
    Que ao segundo outorgante, pertence o seguinte: --------------------------------------
    Um lote de terreno destinado a construção urbana, com a área de trezentos e .....metros quadrados, designado por lote ....., sito na Rua AAA, Pinhal do General, freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, que confrontado norte com o lote ...., do sul com o lote ...., nascente ....., poente com o lote ....., a destacar do prédio rústico descrito na Conservatória do Registo Predial Sesimbra sob o número três mil e quarenta e oito, do livro ...., lá registada a aquisição a favor do segundo outorgante pela inscrição ...., do livro ....
    Que o lote que ora se destaca está inscrito na respectiva matriz sob o artigo provisório 0000. ------------------------------------------
    Que atribui ao lote o valor de ....€. ----------
    O primeiro outorgante cede ao segundo outorgante o indicado direito a trezentos e ..../ dois milhões trezentos e quarenta e um mil duzentos e cinquenta avos indivisos, e recebe em troca, do segundo outorgante o referido lote de terreno. ----------------------
    DISSERAM AINDA TODOS OS OUTORGANTES, sob sua inteira responsabilidade que o negócio titulado por esta escritura não foi objecto de intervenção de mediador imobiliário nos termos e para os efeitos do artº. 50º do Dec.-Lei nº. 211/2004 de 20 de Agosto.---------------------------ASSIM O DISSERAM E OUTORGARAM ----Adverti o segundo outorgante do regime de compropriedade resultante deste acto e dos seus efeitos, designadamente a impossibilidade de registar em seu nome qualquer O primeiro outorgante cede ao segundo outorgante o indicado direito a trezentos e ...../ dois milhões trezentos e quarenta e um mil duzentos e cinquenta avos indivisos, e recebe em troca, do segundo outorgante o referido lote de terreno. construção. ---------------------------
    Adverti ainda os outorgantes de que incorrem na pena prevista para o crime de falsidade de depoimento ou declaração se tiverem omitido ou falseado declarações nesta escritura quanto ao referido artigo cinquenta. ---------------------
    DOCUMENTOS: ------------------------------------
    ARQUIVADAS:-------------------------------------
    Certidão emitida pela Câmara Municipal de Sesimbra comprovativa de que o lote de terreno atrás identificado está abrangido pelo Plano de Pormenor do Pinhal do General, aprovado em.... Pela Assembleia Municipal de Sesimbra e .......
    Continua,

    ResponderEliminar
  34. Continuação do comentário permutas,
    Posto isto:
    1º Porque vem a identificação do lote do
    terreno a favor de quem foi feita a
    escritura, assim: prédio rústico sito no
    Casal do Sapo, freguesia de Fernão Ferro,
    concelho do Seixal?
    2º “O primeiro outorgante cede ao segundo
    outorgante o indicado direito a trezentos e
    ..../ dois milhões trezentos e quarenta e
    um mil duzentos e cinquenta avos indivisos,
    e recebe em troca, do segundo outorgante o
    referido lote de terreno”. Qual troca de
    lote de terreno, qual carapuça? O 1º
    OUTORGANTE, ficou no terreno que sempre
    tive, antes desta trapalhada.
    3º “Disseram ambos que: o negócio titulado por
    esta escritura não foi objecto de
    intervenção de mediador imobiliário”. Qual
    foi o papel da Dª Teresa, que tem a agência
    na AV. da Liberdade? Toda a gente sabe
    que ela é parte activa no negócio.
    4º Ora, existe aqui falsidade de depoimento
    ou declaração porque não existe aqui
    nenhuma permuta? Visto o dono do terreno em
    avos nunca de lá ter saído.
    5º Como é possível o mesmo lote de terreno
    ter dois donos, um em avos, outro em
    metros quadrados
    6º Como é possível a Câmara Municipal de
    Sesimbra, passar certidão para uma
    aldrabice?

    Desculpem, denunciar este arranjo, mas temos que lutar pela verdade e que as coisas sejam feitas de boa fé.
    Não serão estas escrituras motivo para uma investigação das autoridades competentes?
    Só gostava de saber, quantos lotes tem a Augi 18, se muitos lotes tem dois donos? Logo com dois registos em conservatórias diferentes.
    Alguém me pode explicar como é possível um notário fazer este tipo de escrituras? E qual a sua legalidade caso a tenha?
    Obrigado, pela vossa atenção.

    ResponderEliminar
  35. Ao anónimo de 5ª feira - 5 de Agosto de 2010, sobre a postura do Pseudo- Presidente da Pseuda AAPG, deixo a minha total DISCORDÂNCIA.

    Senão Vejamos:

    1- Quais as actividades que a AAPG já organizou nestes 6 meses, por sua própria iniciativa.

    ZERo, pensarão os senhores É falso.

    Adquiriu 1 ecran Plasma e um Mini Bar, para que se pudessem reunir a apoiar a Selecção Portuguesa na áfrica do Sul.

    Querem causa mais Nobre que esta??? Foram investidos algumas centenas de Euros neste desinio, que contribuiu generosamente para o aumento do PIB.

    2- Permitiu-se que a ARPIF, celebrasse com uma Sardinhada no dia 13 De Junho e um baile o dia de St António; ao contrário de um bando de Malfeitores e Desordeiros que na noite de St António organizaram eles próprios aberto a toda a população uma iniciativa do género.

    3- Aumentou-se o prestigio do nosso campo de jogos, pois saiu numa ilustre publicação de cariz regional, e também politico, uma foto de uma equipa a utilizar o nosso campo , em competição com um grupo de Bons rapazes, que moram cá na terra ( enfim são Portugueses .... )

    4- Diminuiu-se drasticamente, numa medida correctiva de Poupança de energia electrica, os dias de usufruto das instalações, com claras poupanças ambientais e financeiras

    5- E mais importante NÃO SE PERMITIU que um BANDO DE INDOMÁVEIS PATIFES, DESORDEIROS e sabe-se lá mais o quê, organizasse nas Instalações dos Caros Associados, uma Reunião para resolver problemas da AUGI, e desta forma destruirem o exelente trabalho que esta Comissão de Admnistração tem vindo a fazer em prol desta terra e dos seus Moradores ( se não de todos pelo menos de uma minoria )

    Caro sr. Taveira, até aqui brinquei, mas agora é a sério.

    Se o sr. quer ir a tribunal resolver alguma contenda lá estaremos.

    Não se esqueça é que levaremos atrás estes e outros argumentos.

    Se o Sr quiser ser ConSiderado um Homem Sério ( e Concerteza que o será ), faça um favor a si próprio e demita-se.

    Convoque eleições antecipadas, crie uma lista com um programa decente e que seja constituída por pessoas sérias e competentes ( na sua actual lista tem lá dessas pessoas sérias, competentes e trabalhadoras, e o sr. melhor que ninguém conhece-as ).

    Vá a votos com outra ou outras listas concorrentes.

    Quem não deve não teme!!!!

    Quem não está agarrado ao poder, não se submete a este tipo de criticas!

    Força sr Taveira. Siga este concelho.

    Um abraço.
    até já.

    ResponderEliminar
  36. Meu caro anónimo de terça-feira, 27 - 2010.
    Os autarcas (executivo e oposição) explicarem o que se andam a fazer, no que diz respeito as Augis? Com o devido respeito, deve esperar sentado. Veja o exemplo do presidente da autarquia de Sesimbra, faz tudo para defender o Fernando Serpa e culpar os moradores do Pinhal do General.
    É que, o Pinhal do General é um grande negócio.....
    Só gostava de saber quantos andam a comer à nossa conta?

    ResponderEliminar