Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012



O Jornal da SIC fez ligação em directo com o Ministério da Saúde que pediu uma reunião com os órgãos de comunicação social.

"Os portugueses têm dado cada vez menos sangue e por isso precisamos de mais sangue", foi o resumo do comunicado.

Leal da Costa falou sobre as recentes e tão faladas noticias da não-utilização de todo o plasma e a descoberta que a maior parte era deitado ao lixo, e indicou que o Ministério da Saúde sentiu, desde aí, que os portugueses diminuíram a quantidade de sangue doada.

Pelos vistos os Hospitais devem ter puxado as orelhas e exigido que estes senhores dessem a cara de forma a voltar a pedir mais solidariedade neste aspecto. De acordo com as palavras do Ministro da Saúde, o sangue ainda não acabou, mas pode estar quase. Afinal a queda foi de 20%.

Mas estavam à espera de quê? Se toda a solidariedade até então era deitada fora, claro que iria haver uma diminuição. Achei muito bem!! Pensam eles que podem brincar com os cidadãos que se oferecem em prol dos outros? Pensavam eles que depois da descoberta desta falta de utilização do sangue, as dádivas iriam continuar como se nada fosse?

O sangue é precioso demais para ser tratado como lixo. Não deve ser tratado como lixo. Por isso mesmo os portugueses deixaram-me orgulhosa. Tomaram uma atitude que os levou a engolir um grande sapo e obrigaram-nos a dar a cara e pedir aos portugueses mais dadiva de sangue. Ora acredito muito bem que, a partir de hoje, o tratamento dado a este recurso será encarado de diferente.

Mas continuemos a doar sangue, um dia por eles... outro dia eles por nós!

Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário