Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


2ª SESSÃO DE ESCLARECIMENTOS

SUSPENSÃO PROCESSO DE RECONVERSÃO URBANISTICO

E

CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA DE COMPROPRIETÁRIOS

DOMINGO
15H30
SEDE DA ASSOCIAÇÃO VIVER PINHAL DO GENERAL

PARTICIPE!
CONVOCATÓRIA PARA
ASSEMBLEIA  AUGI FF71




quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Caro Comproprietário,

Informamos que, por deliberação da Câmara Municipal do Seixal, o Processo de Reconversão Urbanístico do Pinhal do General está suspenso desde 04 de Janeiro de 2012, oficio nº 405.

Embora esta decisão possa eventualmente causar transtornos a alguns comproprietários, é um sinal forte da Câmara Municipal do Seixal, esperado há vários anos, face aos sucessivos incumprimentos da Comissão de Administração (CA) presidida pelo Sr. Sardinha.

Até decisão definitiva da acção principal em tribunal ou por via de nova Assembleia de comproprietários, não impugnada ou em comum acordo das partes, a C.M.Seixal não reconhece poderes, quer à nova CA eleita na assembleia de 15 de Maio de 2011 presidida por António Cardoso, quer à anterior gestão presidida por Luís Sardinha. Assim, é nosso entendimento, que ambas as partes estão impedidas de exercer qualquer acto material de uma CA, incluindo pagamentos e recebimentos de documentos e dinheiro.

Saliente-se que, a CA legitimamente eleita na assembleia de 15 de Maio esteve, está e sempre estará disponível para colaborar com a Câmara e/ou outros com vista a trabalhar no processo de reconversão urbanístico, tendo estabelecido para tal, uma parceria por objectivos com a advogada Dr.ª Arminda Neto, responsável por mais de 95% dos processos concluídos na C.M.Seixal.

A CA presidida por Luis Sardinha, tem por todos os meios tentado silenciar-nos, mas enquanto não aceitar a votação livre dos comproprietários, não apresentar contas dos milhões de euros em falta e o respeito devido aos comproprietários, a única consequência de tais atitudes será o aumento da nossa força e determinação! Vamos avançar com uma acção de prestação de contas contra a Associação Amigos do Pinhal do General e CA da AUGI presidida pelo supra referido, pois exigimos ter acesso às contas referentes ao período compreendido entre 1998 e 2003.

O que verdadeiramente nos preocupa e alimenta a nossa contenda, é a evolução do Pinhal do General e direitos dos seus comproprietários. A actual AUGI tem de cumprir todas as obrigações legais a que está sujeita, ter um plano rigoroso e transparente que permita aos comproprietários acederem, como é de seu direito, a toda a informação que lhes permita decidir em consciência. É tempo de ter plano de obras, orçamentos, contas, assembleias, entre outros, caso contrário, a consequência será o aumento dos custos que teremos de suportar para conclusão da reconversão urbanística.

Pinhal do General, 13 de Janeiro de 2012

ASSOCIAÇÃO VIVER PINHAL DO GENERAL

CARTA CAMARA MUNICIPAL DO SEIXAL



D+ PELO PINHAL DO GENERAL!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PETIÇÃO PUBLICA
PELA CONSTRUÇÃO DO 
HOSPITAL DO SEIXAL

DIA 18 DE JANEIRO, PELAS 09H, VAMOS ENTREGAR A PETIÇÃO PUBLICA PARA A CONSTRUÇÃO DO NOVO HOSPITAL DO SEIXAL NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA

PELAS 09H, ESTARÀ PORTA DA SEDE DA ASSOCIAÇÃO VIVER PINHAL DO GENERAL, R. AMÁLIA LUAZES, LT 4944, PINHAL DO GENERAL, UM AUTOCARRO QUE ASSEGURARÁ GRATUITAMENTE O TRANSPORTE.
PARTICIPE!



O Hospital Garcia da Orta foi criado para servir 150 mil habitantes e neste momento recebe mais de 400 mil pessoas. São filas de espera, meses para conseguir uma consulta da especialidade.

A escassez de recursos gera inevitavelmente falta de qualidade dos serviços prestados!

sábado, 14 de janeiro de 2012



Caro comproprietário,
No dia 18 de Novembro 2011, um aviso da Comissão de Administração da AUGI FF71 anunciava o que pretendia ser uma “revolução” no processo de reconversão urbanística e o culminar de um “longo e árduo trabalho” em prol do bem-estar da população do Pinhal do General: a ligação da rede de esgotos e o fim anunciado das fossas a que os habitantes tiveram de recorrer durante mais de duas décadas! Aos olhos dos menos informados ou, melhor dizendo, dos demasiado cansados de esperar por tão básico elemento de “modernidade” que é o acesso ao saneamento (os esgotos fazem parte de um conjunto de infra-estruturas já pagas, nalguns casos há muitos anos atrás), parece que a actual Comissão de Administração da AUGIFF71 tudo fez para que isso acontecesse mas, nem tudo o que parece é! Senão vejamos:
Parece que foi a Comissão de Administração do Sr. Sardinha a responsável pela construção da (ainda não completa) rede de saneamento do Pinhal do General. Parece mas não é, porque mais de 90% da rede de saneamento foi construída pelo Sr. Ramos, ou seja, menos de 10% da rede existente foi construída pelo Sr. Sardinha desde 1998 – em 14 anos!
Parece que foi a Comissão de Administração da AUGI FF71 a responsável pela construção e custo da infra-estrutura da estação elevatória do Pinhal do General. Parece mas não é, porque a obra foi executada pela SIMARSUL no âmbito do Subsistema da Quinta do Conde - Zona de Casal do Sapo e Pinhal do General!
Parece que foi a Comissão de Administração da AUGI FF71 que tudo fez para que, precisamente agora, este “milagre” urbanístico acontecesse. Parece mas não é, porque ainda na assembleia de 26 de Junho de 2011 foi dito que faltavam “alguns km da rede para a qual não havia dinheiro”. O milagre deu-se, porque a pressão que um grupo de comproprietários tem vindo a fazer desde 2009 foi grande concluindo a autarquia a obra! Foram representantes deste grupo que, em Setembro de 2009, foram junto da Câmara Municipal do Seixal e do Governador Civil, têm vindo a denunciar a situação na comunicação social e no blogue viverpinhaldogeneral. Por último, também a pressão do Parque Verde e da Vila Alegre contaram para a intervenção pronta das entidades oficiais na resolução do problema!
Parece que a Comissão de Administração da AUGI FF71 está a dar um apoio eficiente aos comproprietários para efectuarem o processo de ligação dos esgotos à rede pública. Parece mas não é, porque a informação é escassa e dada de forma pouco clara e condigna. Uma folha avulsa colocada na caixa do correio informa que o comproprietário pertence à 1ª fase (será mesmo aquele? A missiva não tem o nome do destinatário (?)), pode ligar o esgoto e que pode pedir os impressos e informações na AUGI que está aberta das 9h às 13h!
Parece que o processo está devidamente estruturado e planificado. Parece mas não é, porque não existe uma informação clara e detalhada de quantas fases existem, que ruas (ou casas) estão abrangidas em cada fase e qual o calendário previsto!
Parece que todo o processo está devidamente correcto. Parece mas não é, porque existe o FORTE RISCO da Câmara Municipal do Seixal deixar a qualquer momento de conceder autorizações para a ligação dos esgotos e o nosso dinheiro ter  então sido gasto em vão. Este risco EXISTE porque a AUGI há vários anos que não cumpre todas as suas obrigações legais, TENDO O SR. SARDINHA CONHECIMENTO DISSO. No início de 2011, este senhor foi novamente avisado pela camara, mas, e à revelia do poder municipal, tem constantemente ignorado as indicações. PARA ALÉM DE IGNORAR AS INSTRUÇÕES DA CÂMARA, AGORA UTILIZA OS ESGOTOS PARA LAMENTÁVEL PROPAGANDA.
Parece que a AUGI deveria funcionar ao serviço dos interesses dos comproprietários já que utiliza o dinheiro de todos. Parece mas não é, porque funciona em regime de part-time com uma funcionária que recebe um vencimento que custa aos proprietários 12.000 euros por ano! 
PARECE QUE OS COMPROPRIETÁRIOS SÃO PARVOS, MAS NÃO SÃO!
ASSOCIAÇÃO VIVER PINHAL DO GENERAL

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012




Caro comproprietário,

Albert Einstein dizia que “o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”, e trabalho pela comunidade tem sido a forma de estar da Associação Viver Pinhal do General.

No passado sábado, 07 de Janeiro, pelas 15h, realizou-se na sede da AVPG um “fórum” da População com o vereador Paulo Edson da Cunha onde num ambiente participativo, informal e de profundo respeito por todos, foi possível de forma aberta dar voz das dificuldades vividas por estas Pessoas no seu dia-a-dia na localidade.

A abertura do fórum coube ao presidente da AVPG, António Cardoso, tendo desejado um Bom Ano 2012 a todos os presentes, familiares e amigos. Em seguida foi identificada a razão da aceitação do convite feito pelo vereador há vários meses para aqui vir conhecer melhor a localidade. A AVPG é uma associação apartidária, o que não a impede, numa lógica de serviço publico, receber qualquer órgão institucional que queira informar, ouvir a população, e foi dessa forma que ao longo de 3 horas decorreu esta conversa com a população.

Em seguida, Paulo Edson Cunha agradeceu a aceitação do convite e a receptividade, sala cheia de dezenas de populares, ao convite, colocando-se à disposição para responder a todas as questões do seu pelouro, outras que surgissem seria porta-voz junta da Câmara e outros organismos.

Ao longo da tarde os temas abordados foram muito variados, a destacar a preocupação com o risco de incêndio, agravado pela falta de limpeza dos terrenos, falha nas bocas-de-incêndio, lixo, capacidade de resposta dos Bombeiros, tendo neste ponto sido dada a informação de que está orçamentado este ano iniciar-se a construção do quartel dos Bombeiros de Fernão Ferro, o plano de emergência; restos de entulhos abandonados após acção de demolição de habitação e estaleiros das obras da AUGI; estado intransitável de muitas estradas da localidade; falta de segurança, fraco policiamento e iluminação das vias públicas; fraca rede de transportes, principalmente a necessidade de reforço do transporte para o comboio; processo de reconversão urbanístico e os diversos incumprimentos, a rede de esgotos, cuja 1ª fase arrancou mas não há qualquer plano para as fases seguintes.

Num ambiente de respeito, no final todos puderam beber um café, ou não fosse a iniciativa “Café com…”.

Ficamos a aguardar o convite de outras figuras da Câmara Municipal do Seixal. Um bem-haja!


* veja no facebook AUGI Pinhal General

ASSOCIAÇÃO VIVER PINHAL DO GENERAL

D+ PELO PINHAL DO GENERAL!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012