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sábado, 27 de março de 2010


Actividade de 20 de Março - Avaliação


Tal como nos haviamos comprometido, Sábado dia 20 de Março, efectuámos mais uma actividade em prol da População, nas instalações da Associação de Amigos do Pinhal do General (AAPG), com objectivos bem definidos e desafiantes de realização do Rastreio à Tensão Arterial e Glicemia Capilar; apresentação do Novo Projecto “Viver Pinhal do General”; análise do protocolo celebrado com a ARPIFF; Associação (Eleições) e AUGI. Ao longo da tarde registamos, com especial agrado, a satisfação demonstrada no local pelos Populares que quiseram participar.

Para o sucesso da iniciativa, contámos com a excepcional colaboração da CVP que desde o primeiro momento demonstrou total disponibilidade para colaborar no Rastreio, ficando em aberto novo agendamento. Estes Rastreios são muito úteis para a População mais ainda se tivermos em conta que, e de acordo com a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), 45% da População desconhece que tem a pressão arterial elevada e que esta doença crónica é o principal motivo para o consumo de medicamentos. Alguns dados recolhidos da amostra da População que fez o rastreio (54 pessoas):
•Por Sexo: 28 (52%) Feminino, 26 (48%) Masculino;
•Tensão Alta (hipertensão), com elevados riscos de Saúde, 23 (35%) das pessoas;
•Níveis de Glicemia elevados, 14 (21%) das pessoas
Desde já o Nosso Bem-Haja a Todos os Membros da CVP!

O Novo Projecto “Viver Pinhal do General” é liderado por um Grupo de Cidadãos Residentes no Pinhal do General, alguns pertenciam à ex-Lista B concorrente às Eleições para a AAPG. Representa uma nova dinâmica e atitude da População no Alerta e Resolução em Comunidade dos pontos menos fortes da localidade, pontos que condicionam sobremaneira o nosso dia-a-dia, das nossas Famílias e Projectos de Vida Futuros. O Projecto assenta em duas ideias muito simples e claras, primeiro “Pequenos Gestos, Grandes Diferenças”, isto é realização de pequenas acções, tal como a de 20 MAR, em prol de Todos; e em segundo, de que temos Todos de “Dar + Pinhal do General!”. O seu vigoroso nascimento visa desenvolver Projectos, com valências diversas, desde a resolução da Reconversão Urbanística ao plano Desportivo, Social e Cultural, acções que em comum têm o propósito de “Pôr esta Terra a Mexer, as suas Pessoas”, de acrescentar valor à Nossa Terra!

De seguida, abordamos o protocolo celebrado com a ARPIFF, para cedência de parte das instalações da Associação. Este protocolo foi celebrado em JAN de 2010 pelos órgãos da Associação e AUGI, a poucos dias das eleições para a Associação, sem o conhecimento e consentimento dos Sócios e comproprietários do PG. Convidámos a ARPIFF a participar mas até à data não obtivemos qualquer resposta. É opinião unânime que este Protocolo é mau para a AAPG, não proporciona vantagens acrescidas à População do Pinhal do General, nem mesmo aos Sócios da Associação que cede as instalações.

Outro tema abordado foi a Associação e as irregularidades detectadas no período pré-eleitoral. Foi publicitada pela plateia a carta de repudio à actuação dos anteriores órgãos sociais, alguns actualmente nos corpos sociais, aludindo às várias irregularidades detectadas e que condicionaram o resultado apurado. Rejeitámos por escrito os resultados eleitorais e demos conhecimento das irregularidades a vários órgãos, tais como Governador Civil Setúbal, JFFF, C. M. Seixal, Associação das Colectividades, tendo já reunido com o Sr. Governador Civil. Não podemos aceitar o facto de muitos Sócios, alguns Fundadores, terem sido impedidos de pagar as suas quotas e votar. Esta foi uma estratégia condenável da Direcção que impediu muitos Sócios, destaco 86 Sócios, que deixaram por escrito a sua indignação no dia das eleições, sendo que 31 tinham quotas pagas até DEZ 2009! e alguns com mais de 20 anos de Sócios!, de exercerem o seu Direito de Voto! Acto condenável tendo em conta o que a Associação lhes tem oferecido, NADA!

A actual direcção da AAPG foi convidada a estar presente no entanto o convite e contacto com a População foi declinado. O actual presidente da Associação diz que agora tudo será diferente. Queremos Acreditar!, mas não podemos ignorar que este nosso vizinho pertenceu aos anteriores corpos sociais e nunca, mas nunca, o ouvimos levantar a voz em relação ao que se passou! Aliás, a um Jornal da região afirmou que no passado houve bom desempenho da Associação. A População questiona, que Associação? Esta que em 2003 recebeu quase 10k€ de quotas e em 2009 pouco mais de 1,5k€? Em nossa opinião, para criarem um ambiente de salutar relacionamento deveriam chamar a População, fazer uma campanha de angariação de Sócios, marcar uma nova Assembleia aberta a todos para de forma clara ser analisada a realidade da Associação, juntarmos esforços, as melhores ideias, infelizmente não aceitaram! Desde que a Associação voltou a aceitar o pagamento de quotas, 2 semanas, já fizemos chegar em mão à Associação mais de 2 dezenas de propostas de novos sócios, o equivalente a quase 500€.
A nossa estratégia está bem definida! Vamos incentivar os Sócios a pagarem as quotas, reunir 1/5 de Sócios para exigirmos uma Assembleia Extraordinária e caso seja opinião unânime novas eleições. Iniciamos naquele momento uma petição. Entretanto outras questões foram sendo levantadas pelos intervenientes, contando sempre com a activa participação de todos os presentes.

Em relação à AUGI, Vamos Agir! Temos o Direito de Reclamar e Pedir Esclarecimentos à Comissão de Administração que desde a sua constituição nunca nos informou da evolução do Processo de Reconversão, Contas e Futuro.
São 8 anos!! Ninguém sabe quem são os elementos da Comissão da AUGI; ninguém sabe onde anda a Comissão de Fiscalização; ninguém sabe porque razões não são apresentadas as contas da AUGI; ninguém sabe qual a lógica da adjudicação das obras; ninguém viu, aprovou ou fiscalizou os orçamentos e trabalhos, etc, etc, etc….
Foi preciso a Marcha Cívica de 07 de Novembro, para retomarem durante um curto período de tempo as obras, sem qualquer critério conhecido e de qualidade ruinosa. Veja-se o que voltaram a fazer à antiga principal avenida do Pinhal do General, a Av. Almirante Reis, do Café Rodinhas, onde há 13 anos foi arrancado o alcatrão para colocação do saneamento e ainda hoje continua na mesma, ou melhor dizendo pior. Exemplos não faltam, receamos é que falte dinheiro suficiente para conclusão das obras!
A População exige urgentemente uma Assembleia para apresentação das contas e outra para a destituição dos actuais órgãos sociais pois não confiamos na gestão que tem sido feita do nosso dinheiro (dos comproprietários). Decidimos fazer várias diligências, tais como pedir audiências a vários órgãos públicos, entre outras. Não podemos continuar a ver outras AUGI concluírem o seu trabalho de reconversão e nós na mesma!

Para o Futuro, vamos realizar novas iniciativas, com início na segunda quinzena de Abril, para unir mais a população, apelar a práticas saudáveis e trazer alguma alegria aos seus rostos. Para melhor identificação do Projecto “Viver Pinhal do General” adquirimos camisolas brancas (t-shirts) com o nosso logótipo e que serão úteis nas várias acções planeadas pois permitirão identificar-nos. Caso ainda não tenha adquirido, convidamos a fazê-lo.

Domingo, dia 28 de Março, iremos participar numa iniciativa organizada pelo Café Central no Campo de Futebol 11 do Pinhal do General. A partir das 09h assista a uma partida de futebol dos “nossos galácticos”…. casados vs solteiros.....sem transmissão televisa mas com almoço garantido....Participe!


Um Abraço.

quinta-feira, 11 de março de 2010

POPULAÇÃO DO

PINHAL DO GENERAL


ABERTO A TODA A POPULAÇÃO, GRATUITO.

PEQUENOS GESTOS, GRANDES DIFERENÇAS!


CONTAMOS CONSIGO!

terça-feira, 2 de março de 2010

“Mais do mesmo…

...mas mais perto do FIM! FORÇA!”


Caros Vizinhos,
Antes de mais, em nome da Lista B, Quero Agradecer a Todos os que Votaram no Nosso Projecto, assim como aos que foram impedidos de Votar e dizer-vos que não nos resignaremos ao resultado apurado.

Matematicamente, a Lista B não venceu as Eleições para a Associação, mas isso não significa que nesta “espécie” de sufrágio universal, porque não o foi, tenha havido um vencedor. A haver, os verdadeiros merecedores de Parabéns são as Pessoas que enfrentando um dia de temporal saíram à rua no sábado (27 FEV) para decidir um novo futuro para a Associação. Acorreram mais de 270 Sócios, muitos acompanhados, o que representa a Fome de Mudança que por aqui reina!

A Lista B, repugna a actuação da Comissão Eleitoral e anteriores Corpos Sociais da Associação, não reconhecendo os resultados apurados, por isso demos conhecimento dos factos a várias entidades, das quais destaco Junta de Freguesia de Fernão Ferro (Presidente e Assembleia), Câmara Municipal do Seixal (Presidente, Assembleia, Vereadores), Governo Civil de Setúbal, entre outros.

Jogámos no mesmo tabuleiro mas com cartas diferentes e arbitragem tendenciosa. Não tenho dúvidas de que caso tivéssemos jogado de igual para igual venceríamos!

As dezenas de nossos Apoiantes que pacientemente aguardaram pela apresentação dos resultados, resistindo mais de uma hora na rua ao frio, são a prova evidente da vontade de Mudança desta População. Infelizmente, de forma irregular e contra os Estatutos, os órgãos sociais em exercício, que no futuro continuarão representados na Lista A, impediram muitos Sócios, alguns Fundadores, de exercer o seu dever de pagar em tempo útil as quotas e votar. Este impedimento foi uma estratégia condenável da Direcção pois sabia que estes não concordam com a sua "gestão" da Associação. Com este estratagema, impediram que mais de 86 Sócios, 31 com quotas pagas até Dezembro de 2009 e alguns com mais de 20 anos de Sócios, o seu Direito de Voto!

O facto da Lista B, lista que encabecei, ter ficado a 7 votos da Vitória deixa-me muito motivado e confiante. Os novos corpos sociais são constituídos por 17 Pessoas, no entanto temos sérias dúvidas, e por isso pedimos já à Associação vários documentos, que a totalidade destas pessoas reúnam todas as condições necessárias para serem eleitos pois não são comproprietários, cônjuges ou descendentes directos (Sócios Efectivos), nem demonstraram qualquer disposição para ali trabalhar. No sábado, marcaram presença de forma muito ténue, não vi mais de 4 dos 17! A verdade é que votaram e mais rapidamente desapareceram, já tinham cumprido a sua Missão, tinham dado o seu nome para engrossar a Lista, Votado e virado costas!

A Lista B orgulha-se de ser na totalidade constituída por Residentes do Pinhal do General, Sócios Efectivos. Representamos 17 famílias, com competências e vivências díspares que se uniram para dizer BASTA e trabalhar para mudar o destino da Associação, e Vamos Continuar a Fazê-lo!

Novo rumo…
Desde já, desafio o novo presidente da Associação, caso pretenda dissipar dúvidas e criar uma onda de consenso à sua volta, a chamar a População e marcar uma Sessão de Esclarecimentos aberta a todos os Sócios para ser analisada a realidade da Associação, Futuro e a possibilidade de marcação de novas Eleições, em que Todos os Sócios possam Participar. Se o fizesse demonstraria vincadamente quais os seus propósitos e forma de estar!

Caros Vizinhos, Não Vamos Baixar os Braços! Este resultado constitui mais uma Vitória!
Há algum tempo atrás, sensivelmente 1 ano, disseram-me que não conseguiríamos forçar a realização de eleições. Pois bem, forçamos eleições, assembleia-geral, apresentação de contas, esclarecimentos, não conseguimos foi em tempo útil controlar variáveis como a admissão de Sócios e deste modo verificar se os novos Sócios, que apareceram em Fevereiro, preenchem todos os requisitos. Temos dúvidas mas vamos questionar!
Estamos no caminho certo, tal como tive oportunidade de dizer ao anterior presidente da Associação nas vésperas das Eleições, sabíamos que dificilmente venceríamos as eleições, no entanto agora terão de abrir as portas aos Sócios e então com facilidade reuniremos 1/5 de Sócios e exigiremos uma Assembleia Extraordinária para marcação de novas Eleições.

Dia 20 de Março de 2010, um Grupo de Cidadãos do Pinhal do General, na qual a Lista B se revê, irá realizar uma Sessão de Esclarecimentos com o objectivo de analisarmos os resultados eleitorais e definir as melhores estratégias para o Futuro. Ainda não está definido o local, mas é nossa expectativa realizar na Nossa Associação, até lá, caso sejam abertas as portas da Associação (estava prometido no dia 01 Março mas não veio a acontecer) pague as quotas, mesmo que tenha de se fazer novamente Sócio e por esta via aumentamos a base de Sócios.

No próximo Sábado, 06 de Março, a partir das 10h, um Grupo de Cidadãos do Pinhal do General vai à Associação para exigir a recepção do pagamento de quotas, inscrição de novos Sócios e outros assuntos. Caso possa compareça!

Em breve daremos noticias.

Obrigado a Todos!

Falta muito pouco, Vamos Dar + pelo Pinhal do General!

FORÇA!